Sopas em boa companhia

Sopas em boa companhia

Quem disse que sopa não sustenta? Sustenta sim, garante a chef Gislaine Oliveira – e prova com a deliciosa seleção de receitas que fez para esta Mesa de Sopas & Cremes. Mas, para garantir a saciedade dos mais esfomeados e deixar a refeição ainda mais saborosa, ela recomenda caprichar nos acompanhamentos. E dá uma lista dos principais. Vamos conferir?

Pães  


É o companheiro inseparável de sopas, caldos e cremes. Na hora de escolher, vale observar algumas dicas. “Sopas mais ralas pedem pães mais cascudos e densos”, explica a chef. Os tipos italiano, ciabatta, multicereais, entre outros, caem bem.

Para as mais cremosas, os croutons são o par perfeito, além de fáceis de fazer: basta cortar fatias de pão de forma em quadradinhos pequenos e levar ao forno até que fiquem dourados e crocantes. Bolachas salgadas quebradinhas também dão aquele toque super especial.

Torradas de pão amanhecido? Sim, outro clássico que casa bem com uma boa sopa. Para incrementá-las ainda mais que tal regá-las com azeite, salpicar mussarela ralada e orégano antes de levar ao forno?

Para acompanhar sopas cremosas, a base de queijos, uma bela torrada italiana é imbatível. Basta levar ao forno fatias de pão italiano temperadas com azeite e alho picado. Antes de servir, recubra-as com tomate picado e folhas de manjericão.

Já aquelas sopas bem pedaçudas, ou mais calóricas, podem dispensar esses acompanhamentos. “É o caso da açorda, que é feita com pão”, aponta Gislaine.

Queijos e gorduras


De um toque levemente picante, o parmesão ralado é o básico que combina com os mais variados tipos de sopa. Mas você pode explorar outros sabores. Gislaine sugere ricota defumada e provolone, muito usados em sopas no sul da Itália.

O gruyère, mais lembrado no inverno para o preparo de fondue, também pode enriquecer sua sopa. A dica é cortá-los em pedacinhos e mergulha-los no caldo quente.

Um fio de azeite ou uma colherinha de manteiga em um prato de sopa dá aquele arremate final.

Crispies


Servem para acrescentar crocância, conferindo um ar mais moderno a esse prato tão tradicional. Nesse terreno, a criatividade pode correr solta. O leque é amplo. Você pode começar com clássicos como pedacinhos de bacon bem crocantes, assados ao forno ou fritos mesmo (antes, porém, tire o excesso de gordura com papel toalha). Para muitos, caldinho de feijão e creme de mandioquinha não existe sem esse acompanhamento!

Uma variação igualmente saborosa são finas fatias de presunto Parma grelhadas em frigideira antiaderente até dourar, secas em papel toalha. Sirva as tiras crocantes junto com a sopa. E torresmo, já provou? “Feitos de barriga de porco, ficam ótimos”, garante Gislaine.

Ainda nessa linha, carne de seca pré-cozida e desfiada, frita na manteiga até ficar bem crocante é a combinação mais que perfeita para um creme de abóbora.

Vegetais rendem igualmente boas opções de crispies. Faça finas lâminas de cenoura usando o descascador de vegetais, tempere com sal e leve ao forno em forma untada com azeite e pronto! Batata-doce, inhame, cará fatiados bem fininho e frios são alternativas que vale experimentar. Outra ideia saborosa são anéis de cebola empanados e fritos. Gislaine sugere mais uma: couve fatiada bem fininha e frita em óleo bem quente para que fiquem crocantes.

E pipoca, já experimentou? Pode ser uma boa, mas apenas para receitas mais encorpadas, como cremes e caldos. Castanhas e frutas secas picadinhas também estão nessa lista de acompanhamentos mais incomuns.

Extras


Para aqueles que querem ainda mais sustância, vale investir em massas simples, como um penne ao alho e óleo, também podem ser convocadas. Uma polenta mais firme pode também pode agregar.

E você tem alguma sugestão de acompanhamento que faz sucesso em sua casa? Divide com a gente. Basta deixar o seu comentário na área de Publicações da mesa.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!