Sete dicas para fazer um brownie saboroso e irresistível

Sete dicas para fazer um brownie saboroso e irresistível

A receita do brownie é simples, mas conseguir aquele bolo com crosta deliciosamente crocante e interior macio, cremoso, quase puxa-puxa, tem lá os seus segredos. Além das receitas maravilhosas que selecionou para essa Mesa, Juliana Abbud divide aqui algumas dicas para acertar a mão e tirar do forno um brownie irresistível. Siga as dicas:

Veja também:

- Um brownie que além de delicioso é funcional. Confira!

https://www.youtube.com/watch?v=oJjnWpXezBI

 






    1. Capriche na escolha do chocolate
      O chocolate é a alma do brownie. “Por isso, para um bom brownie é muito importante usar um chocolate de qualidade superior, tanto em pó como em tabletes”, indica Juliana. Prefira as versões meio amargo ou amargo, que apresentam maior teor de cacau, 50% ou mais. Esses chocolates contêm menos açúcar, já presente em boa quantidade na receita. Assim, você evita ter um bolo muito doce. Como se trata de um ingrediente delicado, tome todo o cuidado ao derretê-lo (seja em banho-maria, seja no micro-ondas).

    2. Use manteiga sempre, nunca margarina
      Este é outro ingrediente muito importante para um bom brownie. “Recomendo usar sempre manteiga, e nunca margarina, que pode conter muita água em sua composição, além de gordura trans”, explica a chef. “A manteiga deve estar ou derretida ou em ponto de pomada, pois se estiver gelada irá demorar mais para se incorporar aos demais ingredientes.”

    3. Abuse da criatividade para incorporar ingredientes enriquecedores
      A receita básica de brownie leva açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. Mas sempre é possível incrementá-la incluindo ingredientes extras. “As oleaginosas e frutas secas são ótimas e podem conferir um resultado todo particular à sua receita”, indica Juliana. “Use a criatividade e adicione castanhas, nozes, damascos e outras opções desse tipo.”

    4. Misture os ingredientes com delicadeza
      Nada de bater muito a massa do brownie. Você deve misturar os ingredientes com cuidado e apenas para obter uma massa homogênea e densa.

    5. Use a fôrma certa
      O tipo de fôrma influencia no tempo de forno. Num recipiente de metal, o brownie irá assar mais rapidamente do que em outro de vidro, por exemplo. Fique atento também ao tamanho do recipiente. Se a fôrma for grande demais e a camada de massa ficar fininha, seu bolo levará menos tempo para assar. O ideal é que a massa ocupe pelo menos metade da altura da fôrma. Para facilitar na hora de desenformar, uma dica legal é forrar a fôrma com papel-manteiga antes de despejar a massa. Nesse caso, além de untar a fôrma, deve-se untar o papel-manteiga também.

    6. Fique de olho na temperatura do forno
      Juliana lembra que o brownie é um bolo que deve ser assado à temperatura baixa para que o cozimento seja lento, de modo que as bordas fiquem firmes e o centro mais cremoso. “A uma temperatura mais alta, a crosta se formará muito rapidamente, deixando o centro muito cru”, explica a chef. Também é importantíssimo assar o brownie no tempo certo para que ele fique no ponto – nem cru, nem seco demais.A regulagem dos fornos domésticos costuma variar, o que significa que alguns assam mais rápido e outros demoram um pouco mais. O ideal é contar com um termômetro de forno para medir a temperatura e seguir a indicação da receita. Mas, se você não tiver um termômetro por perto, procure ficar de olho em alguns sinais: o brownie estará no ponto quando uma crosta fininha e quebradiça estiver formada e um palito enfiado bem no centro sair levemente molhado. Essa é a hora de tirá-lo do forno.

    7. Todo cuidado é pouco ao desenformar
      Como o miolo é cremoso, essa tarefa é das mais delicadas. Para que o brownie não se quebre, é preciso esperar que ele esfrie para então cortá-lo em quadradinhos.



error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!