Metendo a Colher: mitos e verdades sobre consumo de açúcar

Metendo a Colher: mitos e verdades sobre consumo de açúcar

Somos doidos por um doce, não é? Mas o Ministério da Saúde adverte: o brasileiro consome 50% a mais de açúcar que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 18 kg de açúcar por ano. Trocando em miúdos: são 18 colheres de chá (80 g) diárias, quando segundo a OMS deveria ser 12. E 64% correspondem  àquela colherinha de açúcar que adicionamos no que consumimos. O restante está presente nos produtos industrializados.

Dá para cortar? Tem algum tipo de açúcar que é mais saudável do que outros? E os adoçantes são seguros? Trouxemos todas essas questões para uma live no nosso Instagram (@tanamesa.tm). O bate-papo coordenado pela chef Paula Rizkallah contou com a participação do casal Antonio Lancha Júnior e Luciana Lancha. Ele é formado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez mestrado e doutorado em Nutrição e tem pós-doutorado em Medicina Interna pela Washington University. Luciana é formada em Nutrição e em Esportes pela USP, tem mestrado em Biologia Celular pela Universidade de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciências pela USP, além de pós-doutorado no Institut de la Recherche Agronomique-Paris.

No vídeo abaixo, você confere tudo o que rolou nesse bate-papo. Spoiler: sabia que é mito a história de que os açúcares demerara ou mascavo são mais saudáveis do que o branco refinado? Acesse o vídeo e descubra porque.

https://www.youtube.com/watch?v=c4K1fkShdd8
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!