Cinco dicas que salvam cozinheiros de primeira viagem

Cinco dicas que salvam cozinheiros de primeira viagem

Primeira vez na cozinha? Não sabe fazer nem um ovo frito? Calma!  Separamos aqui cinco  dicas que salvam cozinheiros de primeira viagem e não vão deixar você sem uma refeição com aquele gostinho de “feito em casa”.  Vamos a elas!

Veja também:

- Para algo mais elaborado, tente Peixe Fácil da Carolina, que a atriz Carolina Ferraz ensina a fazer

https://www.youtube.com/watch?v=wASQB22iRFo

 

  1. Ovo frito perfeito


Para muitos é praticamente impossível fritar um ovo sem que ele grude na frigideira ou a gema estoure. As dicas que encontramos num artigo da revista Superinteressante podem ajudar na tarefa.

O primeiro passo é tirar o ovo da geladeira pelo menos 15 minutos antes do preparo, para que esteja à temperatura ambiente na hora de ir para a frigideira.

Controle a chama de acordo com o resultado que desejar: com fogo alto, você terá uma clara crocante e gema mole; o baixo proporciona cozimento mais uniforme.

Há outras formas de garantir um cozimento uniforme. Use bastante gordura (azeite, óleo ou manteiga) e vá jogando parte dela sobre o ovo, assim ele cozinha por baixo e por cima. Clara e gema têm tempos de cozimento diferentes, então outra ideia é separá-las: assim comece fritando a parte branca e depois jogue a laranja por cima.

Por fim, se desejar um formato perfeito, vale usar aros modeladores ou mesmo optar por uma solução caseira como colocar o ovo dentro de um anel de cebola.

  1. Macarrão al dente


Encontrar o ponto certo do cozimento do macarrão é outra aventura para os cozinheiros de primeira viagem. Fica fácil com as dicas que demos no ebook Macarrão pra Toda Hora, da coleção Tá na Mesa (vale ir atrás por suas outras informações superúteis, além de receitas maravilhosas!) .

O ponto ideal é o al dente. E para saber, só provando: é quando, ao morder, você não sente mais o gosto de massa crua, mas ela ainda oferece certa resistência à mordida.

Um truque para não perder o timing: veja na embalagem do produto qual o tempo previsto para cozimento e coloque um timer para avisá-lo dois minutos antes de se completar esse prazo. Então, comece a fazer o teste de provar.

  1. Grelhado sem grudar


Que tal um bifinho grelhado para fazer a linha saudável? Comece escolhendo o utensílio certo. O ideal é que seja uma frigideira antiaderente, que dispensa o uso de gordura. Você só precisará untá-la apenas se for fazer carnes mais delicadas, como frutos do mar ou peixe. Nesse caso, espalhe azeite com um pincel quando a frigideira já estiver bem quente.

Coloque a carne apenas quando a frigideira estiver bem quente. Assim, ela sela e não perde seus sucos internos, o que garante um bife mais suculento. Fique atento também à espessura do bife: para garantir a suculência, o ideal é que tenha em torno de 2 cm de altura. Se for mais fino que isso, pode se ressecar.

  1. Empanado sequinho


O processo é o mesmo para empanar filés de carne vermelha ou de frango. Depois de bem temperado, passe o filé por ovo batido, molhando-o bem e, em seguida, em farinha de rosca, apertando bem para que fique bem coberto. O truque para caprichar na crocância é peneirar farinha de trigo por cima. Depois é só levar para fritar em óleo bem quente. O ideal é usar bastante óleo, para que a carne fique totalmente imersa e frite mais rapidamente. Depois é só escorrer. E nessa etapa tem um pulo do gato: coloque o filé numa peneira, assim o excesso de óleo não fica em contato com ele (o que ocorre se for colocado sobre papel absorvente). Mais detalhes e quantidades de ingredientes você pode ver na receita de Frango à Milanesa, da chef Paula Rizkallah, que incluímos na seleção da Mesa Casei, Mudei, e agora?.

Para dar um toque especial ao empanado de sardinha ou filé de pescada, derreta a manteiga numa frigideira, passe os filés de peixe nela e em seguida na farinha de trigo. Frite depois em óleo quente e siga o mesmo processo de escorrer o excesso de óleo na peneira.

E legumes empanados, que tal? Para esse preparo, eles precisam estar pré-cozidos em água e sal. Então, prepare a mistura para empaná-los: 2 xícaras de farinha de trigo, 1 clara em neve, 1 gema, 1 xícara de água. Aí é só passar os vegetais por essa mistura e fritar em seguida em óleo bem quente, seguindo o mesmo procedimento citado acima para eliminar o excesso de óleo.

5.Salada variada e saborosa

Além do arroz com feijão de cada dia, a salada é outro prato que merece investimento. Muitas vezes, pode ser a salvação de quem chega em casa à noite sem muita disposição para encarar um tempo maior no fogão. E você pode se planejar para ter sempre ingredientes fresquinhos na geladeira para montar uma bela salada. Siga essas dicas:

  • O primeiro passo é comprar folhas na quantidade que você irá consumir durante a semana. Lave e higienize bem, seque (há secadores de folhas que podem ser de grande ajuda nessa hora). Para que durem mais, guarde em potes plásticos bem fechados, intercalando com papel absorvente.

  • Tenha também alguns ingredientes coringas que podem completar seu prato de salada com sabor, cor e nutrientes extras. Algumas boas sugestões: tomates cerejas (já lavadinhos); grão-de-bico cozido; ovo de codorna cozido; beterraba cozida e cortada em quadradinhos; queijos; frango desfiado; frutas como abacate, manga ou maçã.

  • Pepino e cenoura também são ótimos, mas devem ser cortados apenas na hora de ir para a salada, para que não fiquem ressecados. Nesse caso, basta higienizar e deixar a postos.

  • Quer adicionar uma crocância? Você pode fazer e deixar pronto croutons de pão. Basta cortar fatias de pão de forma em cubinhos, temperar com ervas secas e azeite e levar ao forno até ficarem douradinhos. Outra dica ótima é usar sementes: de abóbora, girassol, gergelim, linhaça, chia.

  • Outra dica legal é fazer um molho básico e deixar na geladeira pronto para temperar a salada. Que tal uma receitinha? Na falta de uma, a chef Paula Rizkallah dá três sugestões: Molho de Limão para Salada, Molho de Vinagrete Balsâmico; e Molho de Mostarda com Maple.


 

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!