Conheça os benefícios dos alimentos orgânicos

Conheça os benefícios dos alimentos orgânicos

Ao olhar a seção de vegetais orgânicos nos supermercados, muita gente não se anima tanto. Eles não são as frutas ou legumes mais vistosos, é verdade. Mas pesquisas feitas mundo afora mostram que, sim, eles oferecem vantagens inegáveis tanto para o meio ambiente, uma vez que sua produção preserva mais os recursos naturais, quanto para o consumidor, pois são mais saborosos, têm maior durabilidade e, principalmente, entregam nutrientes valiosos que reforçam nossa saúde.


Confira uma lista de bons motivos para incluir mais os orgânicos em sua rotina alimentar:




  1. Os alimentos orgânicos são cultivados em solos ricos e balanceados e tratados com adubos naturais, o que lhes confere maior valor nutricional. Como não são empregados fertilizantes, o sabor desses alimentos também não sofre alteração.

  2. Pesquisas apontam indícios de que eles apresentam uma concentração maior de vitamina C, fitoquímicos (carotenoides e polifenóis). Eles oferecem mais substâncias antioxidantes para o nosso organismo, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

  3. Alguns estudos observacionais relacionaram a ingestão de alimentos orgânicos com índices mais baixos de pesticidas na urina, melhora na fertilidade e redução na incidência de doenças como linfoma não-Hodgkin.

  4. Pesquisas sensoriais compararam hortaliças e frutas orgânicas e convencionais em quesitos como cor, sabor, brilho, textura e durabilidade. O sabor das orgânicas se mostrou mais pronunciado, especialmente quando cozidos no vapor.

  5. Entre os ganhos ambientais da agricultura orgânica destacam-se: melhoria nas condições socioeconômicas de comunidades rurais; maior conservação da fertilidade do solo; redução da poluição ambiental; promoção da biodiversidade; e contribuição para a manutenção do bem-estar animal.Conheça os benefícios dos alimentos orgânicos

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!