O que você procura?

MESA FECHADA 22/04/2019 a 28/04/2019

use nas redes sociais

#PudimTánaMesa

Tá na mesa

Pudim

A chef Helô Bacellar compartilha histórias, receitas e curiosidades dessa sobremesa, que é preferência nacional. Reserve já o seu lugar!

para abrir a mesa faltam para fechar a mesa faltam

Líderes da mesa

Helô Bacellar

Números da mesa

717
seguidores
91
interaçoes
0
conteúdos
enviados

Receitas

Publicações

0 thoughts on “Pudim

    1. Olá, elaboramos o e-book com muito cuidado e carinho para que vocês tenham um material incrível. Por isso precisamos de alguns dias após o término da mesa para finalizá-lo. Este ebook saiu no dia 16/05. Caso não tenha conseguido baixar, por favor nos avise! Esperamos que goste!

    1. Olá, elaboramos o e-book com muito cuidado e carinho para que vocês tenham um material incrível. Por isso precisamos de alguns dias após o término da mesa para finalizá-lo. Este ebook saiu no dia 16/05. Caso não tenha conseguido baixar, por favor nos avise! Esperamos que goste!

    1. glaucineia, boa pergunta. quando o açúcar atinge o ponto de caramelo, acontecem transformações de sabor, aroma, textura. antes de chegar ao ponto em que se considera caramelo, apenas com cor levemente dourada, mas ainda sem sabor de caramelo e sem aroma de caramelo, a calda ainda será muito doce. de outro lado, quando o caramelo escurece demais, ele passa do ponto em cor, aroma muito intenso, quase queimado, e sabor muito amargo. o certo é ficar no meio do caminho, com um dourado bonito, com o aroma delicioso do caramelo e o sabor que é doce, mas tem leve amargor.

  1. Bom dia ! Eu faço pudins tradicionais e consigo uma consistência boa sem furinhos(orgulho nacional) kkkk mas gostaria de saber fazer sabores como de pistache, paçoca, Nutella deve ser tudo de bom! Vcs indicam algum curso que posso aprender técnicas para aperfeiçoamento.
    Ah amando fazer parte da mesa, muito obrigada pelo conhecimento tô que vcs compartilham conosco.

    1. glaucineia, não conheço curso, mas lendo as diversas receitas que postamos você terá várias dicas e ideias, inclusive usando alguns dos ingredientes que você indica. no ebook, que sairá em breve, você terá muitas informações sobre o assunto.

    1. olá! pudim de leite de antigamente, de leite condensado e vários outros sempre têm cslda. a calda faz parte da receita, dando contradte de sabores e texturas. nos flans e nos pudins de pão as caldas nao sao tao necessárias

  2. Boa noite!!!
    Fiz a pergunta a dois dias,mais ainda fiquei com uma dúvida quanto ao preço final!
    Digamos que gastei R$ 25 de material para fazer pudim, devo cobrar o dobro × 2.0 ?
    A embalagem cobro separado?
    Aonde encontro forma de alumínio no atacado?
    Obrigada!

    1. josiane, os cálculos de preço são complexos. como a dani bem explicou, além da ficha técnica da receita, que envolve os preços dos produtos, há todos os gastos com utensílios, manutenção, local de produção e venda, embalagens, funcionários, água, gás, energia elétrica, impostos, divulgação, enfim, são inúmeras variáveis. cada caso é um caso.

    1. Olá Juliana, existem algumas possibilidades para o seu pudim estar ficando com cheiro de ovo. É preciso sim tirar a pele passando o ovo pela peneira e deixando ele cair naturalmente sem raspar com a colher. Veja se a quantidade de ovo não está demais e asse seu pudim em banho-maria e temperatura baixa, pois o forno quente faz com que as proínas do ovo se coagulem rápido demais e deixem um cheiro de ovo cozido.

  3. Gostaria de saber :Qual a proporção de açúcar e água para fazer calda perfeita. Pois todas que faço acucara e na hora de desenformar o pudim não obtenho muita calda. Obrigado! estou amando…..
    Gostamos muito de pudim, sobremesa de infância.

    1. Olá Raquel, use água suficiente para disolver o açúcar. Misture bem para não ficar nenhum cristal ou pelota de açúcar e leve ao fogo até caramelizar. A quantidade de água não interfere no resultado do seu caramelo, pois ela irá evaporar por completo. O que você pode fazer quando sobrar caramelo grudado na forma é colocar um pouquinho de água e levar essa forma na boca do fogão para dissolver o que ficou grudado. Cuidado para não se queimar.

  4. Receita de Pudim com extrato caseiro de baunilha

    Ingredientes:

    450 ml de leite integral
    04 ovos ( sem a pele da gema)
    01 gema ( sem pele)
    01 lata de leite condensado
    15 ml de extrato caseiro de baunilha ou extrato de baunilha de boa qualidade.
    Caramelize a forma a seu gosto.
    Bata o leite integral com os ovos e a gema por 3 minutos.
    Acrescente o leite condensado e o extrato de baunilha por mais 03 minutos.
    Deixe a massa descansando e caramelize a forma.
    Coloque a massa na forma caramelizada. Tampe com papel alumínio e asse em banho-maria por 60 min a 180° graus.
    O tempo pode variar de acordo com cada forno.
    O pudim está pronto quando vc fizer o teste do palito cê ele sair seco.
    Retire do forno. Deixe esfriar um pouco, até conseguir pegar a forma sem luvas.
    Leve a geladeira por no mínimo 24 horas.
    Depois é só desenformar e saborear.

    1. Oi
      É qdo vc tira a pele da gema colocando a mesmas numa peneira, dar um pequeno furinho para que a pele se rompa e o líquido escora pela peneira. Não raspe com colher a peneira senão é trabalho perdido. Deixe escorrer naturalmente. Espero ter ajudado ?

    1. Olá Josiane, o cálculo do preço do pudim para venda vai depender dos custos que você tem para produzi-lo, não só o da matéria prima, mas também custos relevantes como água, luz, gás, mão-de-obra, impostos, aluguel, etc. devem estar embutidos no preço do seu produto.
      Nós optamos por vender nossos pudins nas formas onde são produzidos. É uma alternativa cara, mas impede a quebra no transporte.

    1. vera, você não está errando, apenas está fazendo pudim com furinhos!! pra conseguir sem furinhos, misture os ingredientes com um fouet, sem bater pra evitar a incorporação de ar e nem pensar em usar o liquidificador… asse o pudim em banho-maria na temperatura mais baixa que o seu forno permitir e por mais tempo (quanto mais lento o cozimento e com temperatura baixa, mais cremoso e com menos furinhos). bj!!

    1. angela, na hora de escolher o forno pra assar sobremesas, o que importa é ter um equipamento que permita que se asse em temperaturas bem baixas. não dá pra entender o motivo pelo qual os fornos dos fogões a gás comuns só chegam a temperaturas altas e dificilmente chegam a menos que 160ºC. por isso, eu prefiro assar os pudins num forno elétrico, que é mais preciso e atinge tais temperaturas.

    1. A mesa acontece por toda a semana. Você pode acompanhar as novidades que acontecem no nosso Instagram @tanamesa.tm, aqui no blog e também temos as informações na agenda no menu superior das publicações!

    1. larissa, você não tem nada de maluca !!! eu também prefiro o pudim mais cremoso, com poucos furinhos (falei!!). pra conseguir sem furinhos, misture os ingredientes com um fouet, sem bater pra evitar a incorporação de ar e nem pensar em usar o liquidificador… asse o pudim em banho-maria na temperatura mais baixa que o seu forno permitir e por mais tempo (quanto mais lento o cozimento e com temperatura baixa, mais cremoso e com menos furinhos). bj!!

Deixe uma resposta

Pudim

Seja à base de leite condensado ou de pão, seja com ou sem furinhos (polêmica que fala?), o pudim é daquelas sobremesas repletas de afeto, que não pode faltar à mesa do mundo inteiro. Versátil e fácil de preparar, o pudim é uma ótima pedida para qualquer ocasião – e aquele gran finale de respeito para um almoço de domingo em família.

Querida entre os brasileiros, a sobremesa também é uma das preferidas da chef Helô Bacellar. O sabor delicado e a textura macia do crème caramel de sua avó (versão francesa do pudim) foi uma das responsáveis por adoçar a sua infância e despertam emoção na chef até hoje. E, durante toda a semana, Helô vai evocar essas lembranças e compartilhar com a gente uma coletânea de histórias, dicas e receitas da sobremesa.

Para ajudá-la nessa missão, nós convidamos a chef Daniela Aliperti e a sua sócia, Fernanda Nader, que comandam a marca Fôrma de Pudim, especializada na receita. Quer saber mais? Puxe a sua cadeira!

Vídeos