O que você procura?

Segredos da farofa nota 10

Animada com nossa Mesa de Farofa e pronta para preparar as suas receitas preferidas? É só seguir as dicas abaixo e não tem erro.

A base de tudo – Como pontua a líder da mesa, a chef Morena Leite, uma farofa nota 10 precisa ter como ponto de partida uma boa farinha! Cada região do Brasil suas farinhas características, que tem a ver com o tipo de matéria prima e como ela é processada. “É só escolher a sua preferida e, depois, brincar a vontade com os ingredientes que tiver a disposição na geladeira”, diz Morena.

Torradinha básica
– A farinha não deve ser acrescentada crua aos demais ingredientes refogados. Antes dessa etapa, torre-a com alguma gordura (manteiga, azeite).

Fogo ideal – Para um efeito bem crocante, sempre utilize o fogo baixo. Caso você tenha optado por uma farinha flocada, toste-a no forno para manter os flocos inteiros.

Mexendo sempre – Não deixe de mexer enquanto estiver no fogo para que fique tostada por igual. E mais importante: não deixe grudar no fundo da panela. Se isso acontecer, a farofa pode ficar com gosto amargo.

Utensílio mais apropriado
– Escolha uma frigideira ou panela de fundo largo e grosso, assim você evita o risco de queimar.

Momento certo de adicionar a farinha – Esse ingrediente deve ser o último a ser incorporado. Espere até que os demais ingredientes estejam bem refogados.

Finalize fora do fogo
– Alguns ingredientes não funcionam bem refogados. É o caso de frutas secas ou frescas, que devem ser acrescentadas ao preparo somente na hora de ir à mesa.

O valor dos caldos – Vai fazer uma farofa para acompanhar aquele belo assado de carne? Aproveite o fundo da assadeira, adicione um pouco de água e produza um caldo saboroso que irá dar um toque extra àquela farofa úmida e macia. Caldos de frango e legumes também podem entrar na dança. Só é preciso ter cuidado com a quantidade utilizada – afinal você quer uma farofa, não um pirão.

Umidade garantida – Outra dica para garantir uma farofa úmida é apostar em ingredientes como banana e cenoura. Manteiga também incorpora umidade ao preparo, assim como o azeite. Outros ingredientes que contribuem com o molhadinho da mistura são o mel e o melado.

Você também tem algum segredinho para fazer uma farofa espetacular? Divide com a gente. Basta postar seu comentário na área de Publicações da Mesa.

Deixe uma resposta