O que você procura?

Pudim de Iogurte com Pêssegos Escaldados

Nível 2
1h10
6 porções

Ingredientes

4 folhas de gelatina sem sabor (7 g)
200 ml de nata
200 ml de leite integral
1 xícara (180 g) de açúcar
1/2 fava de baunilha (3 g), com as sementes raspadas e reservadas
1/2 colher (sopa) (2 g) de raspas da casca de laranja-pera
1 xícara (200 g) de iogurte grego
1 xícara (240 ml) de água
1/4 de xícara (60 ml) de arak, ouzo ou Pernod, mais 1 colher (chá), para borrifar ao final
2 pêssegos brancos, grandes e chatos (ou pêssegos amarelos comuns, se você não conseguir os brancos) (400 g)
4 colheres (sopa) (60 ml) de suco de limão-siciliano
3 colheres (sopa) (20 g) de pistache, sem sal, em fatias finas

Passo a passo

1) Numa tigela com bastante água fria, ponha as folhas de gelatina e deixe amolecer por alguns minutos.
2) Numa panela pequena, ponha a nata e o leite e acrescente 1/2 xícara do açúcar, a fava de baunilha, metade das sementes de baunilha e as raspas de casca de laranja. Leve ao fogo até uma fervura branda e, então, tire imediatamente do fogo. Retire a fava de baunilha e lave-a bem.
3) Numa tigela média, coloque o iogurte e bata sem parar enquanto adiciona, num fluxo lento, a mistura quente de leite e nata. Esprema a água das folhas de gelatina, coloque as folhas na tigela e mexa até que se dissolvam por completo.
4) Distribua a mistura em 4 fôrmas individuais com capacidade de 2/3 de xícara cada uma e leve ao refrigerador para endurecer por, no mínimo, 5 horas. (Você também poderá deixar as fôrmas no refrigerador de um dia para o outro, cobertas com filme plástico.)
5) Para preparar os pêssegos escaldados, ponha numa panela média a água, o arak, a fava de baunilha lavada, o resto das sementes de baunilha e do açúcar. Deixe ferver e acrescente os pêssegos. (Eles precisam ficar completamente submersos no líquido, de modo que, se forem muito grandes e gordinhos, corte-os ao meio e remova os caroços.) Mantenha em fervura branda por 8 a 12 minutos, dependendo de quanto os pêssegos estiverem maduros. (Eles precisam ficar bem macios.) Retire a panela do fogo e deixe esfriar.
6) Depois que os pêssegos estiverem frios, acrescente e misture o suco de limão-siciliano e refrigere por até 2 dias, se você não for servi-los por enquanto.
7) Antes de usar os pêssegos, corte-os ao meio e remova o caroço. Corte cada metade de pêssego em 2 ou 3 gomos.
8) Na hora de servir, mergulhe as fôrmas de pudim numa tigela com água quente por 1 ou 2 minutos, para ajudar a desenformar. Vire os pudins em pratinhos individuais. (Pode ser preciso sacudir delicadamente as fôrmas, mas não se preocupe: os pudins acabarão saindo.)
9) Disponha em volta de cada pudim os pêssegos e um pouco da calda. Jogue mais calda por cima dos pudins, borrife com um pouquinho de arak, salpique com o pistache e sirva.

Galeria

Comentários

Deixe uma resposta

Hmmmm você também pode gostar

Infelizmente hoje não temos nenhuma sugestão!