O que você procura?

Pudim do Abade de Priscos

Pudim do Abade de Priscos

  • Gluten Free
  • Lactose Free
  • Imprimir
Nível 3
Tempo8h0
6 porções

Ingredientes

CARAMELO
2/3 de xícara (120 g) de açúcar

PUDIM
1/2 xícara (120 ml) de água
2/3 de xícara (120 g) de açúcar
25 g de toucinho fresco, em cubinhos (apenas a parte branca)
3 tiras largas de casca de limão, sem a pele branca
1 pedaço de uns 2 cm de canela em pau (3 g)
1/4 de xícara (60 ml) de vinho do Porto
8 gemas (136 g)

Passo a passo

CARAMELO
1) Numa panelinha, coloque o açúcar e leve ao fogo, sem mexer, até formar um caramelo. Segurando pelo cabo, movimente a panela para que o caramelo vá se misturando e derreta de maneira uniforme, sem queimar. O caramelo deve ficar bem dourado – nem claro demais, porque fica muito doce, sem sabor e sem aroma; nem escuro demais, para não amargar.
2) Com cuidado, pois é muito quente, despeje o caramelo na fôrma e, segurando com pano seco, movimente-a para cobrir totalmente o fundo e a borda.

PUDIM
3) Numa panela, junte a água, o açúcar, o toucinho, a casca de limão e a canela, leve ao fogo, mexendo até dissolver o açúcar, e deixe ferver por 5 minutos, até obter uma calda brilhante e com bolhas bem grandes. Então, retire do fogo e deixe amornar.
4) Passe a calda por uma peneira, deixando cair numa tigela média, e descarte o toucinho, a casca de limão e o pau de canela.
5) Adicione o vinho e as gemas passadas pela peneira, misture bem com um batedor de arame e despeje o creme na fôrma caramelizada.
6) Forre uma assadeira de borda alta com 2 ou 3 folhas de papel-toalha, coloque a fôrma de pudim dentro da assadeira, despeje água fervente na assadeira até metade da altura da fôrma e leve para assar em banho-maria, em forno preaquecido a 160°C, por 50 minutos, ou até que o pudim esteja firme e dourado (ao enfiar um palito, ele deverá sair limpo).
7) Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por umas 6 horas, para firmar.
8) Na hora de desenformar, aqueça ligeiramente a fôrma no queimador do fogão para soltar o pudim e vire-o num prato de borda alta. Para soltar o caramelo que ficou preso à fôrma, junte umas 2 colheres (sopa) de água e leve ao fogo baixo até o caramelo derreter.
9) Dica: esse pudim se conserva bem na geladeira por até 3 dias.

Utensílios

Fôrma de furo central de 21 cm de diâmetro

Galeria


Fotografia: Ana Bacellar
Nutricionista: Andrea Matarazzo
Produção: Tissy Brauen

Comentários

Deixe uma resposta

Hmmmm você também pode gostar

  • Cadastrar-se
Perdeu sua senha? Por favor, digite seu e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.