Ingredientes
Utensílios
Modo de Preparo
MASSA
1) Numa tigela, misture a farinha, o fermento e o sal e reserve.
2) Lave os mirtilos, coloque-os ainda úmidos numa tigela e polvilhe-os 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Se estiver utilizando mirtilos congelados, pule este passo.
3) Em outra tigela, misture o suco de limão, o iogurte, o leite e a baunilha e reserve.
4) Na batedeira equipada com o globo, junte a manteiga, as raspas de limão e o açúcar e bata até formar um creme fofo e claro.
5) Coloque os ovos numa tigela e misture rapidamente com o fouet.
6) Com a batedeira em velocidade média, adicione metade dos ovos e bata para misturar. Então, desligue a batedeira, raspe as paredes da tigela com uma espátula, junte o restante dos ovos e bata até homogeneizar.
7) Ainda batendo em velocidade média, acrescente 1/3 da mistura de farinha, depois junte metade da mistura de líquidos, mais 1/3 da farinha, a outra metade dos líquidos e, por fim, o restante da farinha.
8) Retire a massa da batedeira, adicione os mirtilos e misture com uma espátula.
9) Distribua a massa igualmente entre as forminhas forradas com papel-manteiga e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que, ao enfiar um palito no centro, este saia limpo.
10) Retire do forno, aguarde 5 minutos e desenforme sobre uma grade.
CREME DE MANTEIGA ITALIANO E MONTAGEM
11) Coloque a água numa panela média, despeje o açúcar bem no centro da panela e, sem mexer, leve ao fogo médio até a calda atingir a temperatura de 112°C.
12) Enquanto isso, bata as claras na batedeira até dobrar de volume.
13) Quando a calda atingir a temperatura correta, despeje-a lentamente, num fio contínuo, sobre as claras, sempre batendo em velocidade média. Evite atingir o batedor para não espirrar calda nas paredes da tigela.
14) Aumente a velocidade para média-alta e bata até formar picos firmes e mistura esfriar.
15) Com o merengue já frio, comece a adicionar a manteiga em pedaços pequenos. A temperatura da manteiga é muito importante para ela possa se incorporar corretamente ao merengue. Deve estar firme, porém macia ao toque.
16) Depois de toda a manteiga ter sido incorporada, o resultado deve ser um creme fofo, firme e estável. Caso seu creme pareça líquido demais ou fique com aspecto talhado durante o processo, não se preocupe! Continue adicionando a manteiga. Se mesmo assim seu creme não der certo, leve-o à geladeira por 1 hora, retire e bata novamente em velocidade alta até ficar fofo.
17) Troque o batedor pela raquete e bata por mais 1 a 2 minutos, adicione as raspas de limão e a baunilha e bata para misturar.
18) Divida o creme de manteiga em 2 tigelas e acrescente o corante amarelo a uma delas.
19) Num prato de servir, coloque um disco de massa e espalhe metade do creme de manteiga sem corante por cima.
20) Depois coloque mais um disco de massa e cubra com a outra metade do creme sem corante.
21) Coloque o último um disco de massa por cima, cubra todo o bolo com uma fina camada de creme de manteiga amarelo e leve à geladeira para firmar.
22) Retire da geladeira, passe outra camada de creme amarelo e alise com uma espátula.
23) Coloque o creme restante num saco de confeitar com o bico de sua preferência e decore o bolo a gosto.
24) Sirva em seguida, ou mantenha na geladeira até 1 ou 2 horas antes de servir.
5.0 (0 avaliações)