Ataif de Nata
VEGETARIANA

Ataif de Nata

Médio
4 horas
30 unidades

Ingredientes

Modo de Preparo

1

CALDA

2

1) Misture a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo para engrossar um pouco. A calda deve ficar na textura de um xarope.

3

2) Retire do fogo e junte o limão.

4

3) Deixe esfriar completamente e acrescente a água de flor de laranjeira.

5

RECHEIO

6

4) Coloque o leite, o açúcar e o amido de milho numa panela e mexa com o batedor de arame até o amido dissolver.

7

5) Leve a panela ao fogo médio, mexendo sempre e, assim que engrossar, desligue o fogo, junte o creme de leite e mexa até misturar bem.

8

6) Transfira o mingau para um prato fundo (ou tigela) e reserve.

9

MASSA

10

7) Bata no liquidificador todos os ingredientes e transfira a massa para um copo grande.

11

8) Aqueça uma chapa de ferro (ou frigideira) na temperatura média-baixa e, com um pedaço de papel-toalha, unte toda a superfície da chapa com uma fina camada de óleo.

12

9) Despeje 1 colher (sopa) cheia de massa sobre a chapa. Com as costas da colher, espalhe a massa formando um disco fino de uns 10 cm de diâmetro aproximadamente. Assim que surgirem bolhas na superfície e ela se tornar opaca, a massa estará pronta. As panquecas não devem ficar muito douradas, pois isso dificulta na hora de fechar. Também é importante não virá-las. O lado de cima deve ficar ligeiramente cru, do contrário, o ataif não fecha. Se passar do ponto, a panqueca virará um biscoito duro e deverá ser descartada.

13

10) Transfira o ataif para um prato forrado com papel-toalha e repita o procedimento até acabar a massa. Não empilhe os ataifs, pois eles grudam. Será necessário uns 4 a 5 pratos para distribuir todas as panquecas. O ideal é trabalhar em dupla, enquanto um faz a massa, o outro recheia. Mas se você estiver sozinho, não tem problema, faça primeiro as panquecas e depois recheie tudo.

14

MONTAGEM

15

11) Para rechear, segure uma panqueca na palma da mão e coloque no centro uma colher (sopa) rasa do recheio. Comece fechando uma extremidade e siga até a outra borda. O formato final é um pastel gordo. Aperte bem as bordas para ele não abrir. Repita o procedimento até acabarem todos os ataifs.

16

12) Na hora de servir, volte os ataifs para a chapa para esquentá-los e dourar um pouquinho mais dos dois lados.

17

13) A calda deve estar à temperatura ambiente. Coloque-a numa molheira ao lado da travessa dos ataifs.

Fotos do Modo de Preparo

Foto do preparo 1
Foto do preparo 2
Foto do preparo 3
Foto do preparo 4
Foto do preparo 5
Foto do preparo 6
Foto do preparo 7

5.0 (0 avaliações)