O que você procura?

Ingredientes à mão: dicas para organizar a despensa e a geladeira

Nada mais desanimador do que ir para a cozinha preparar uma receita e descobrir que não dispõe de todos os ingredientes necessários. Para evitar que isso aconteça, manter a geladeira e a despensa abastecidas é essencial. Uma forma de garantir isso é deixar tudo bem organizadinho. Assim, você pode detectar quando um dos itens está acabando e precisa ser reposto, além de não correr o risco de desperdiçar produtos porque ficaram escondidos num cantinho e acabaram perdendo a validade ou estragando. Para facilitar essa arrumação, preparamos um pequeno guia de dicas. Agora, é só colocar em prática!

NA DESPENSA

Comece dando uma geral no que você já tem na despensa, verifique o que está dentro da validade e se há algum alimento com embalagem aberta que não está mais em condições de ser consumido. Descarte o que estiver impróprio para consumo, esvazie os espaços e faça uma boa limpeza. Feito isso, está aberto o caminho para implantar uma nova ordem em sua despensa, com tudo bem organizado. Siga as dicas.

– Separe os alimentos por categoria

Agrupar os produtos facilitará a sua vida na hora em que precisar de algum deles. Assim, você irá à prateleira certa. Essa divisão deve obedecer às suas necessidades. Nas prateleiras mais ao alcance dos olhos e das mãos, coloque aqueles ingredientes que são mais usados no dia a dia, como itens para o café da manhã ou produtos usados nos preparos em geral, como óleos e temperos. Nas prateleiras mais altas, deixe os menos usados. Se elas forem muito profundas, coloque no fundo os produtos menos usados e na frente os que você precisa acessar com maior frequência.

Para otimizar a organização, se achar necessário, coloque etiquetas em cada setor de sua despensa, indicando o tipo de produto ali reunido. Assim os demais moradores da casa poderão contribuir para manter a ordem.

Um lembrete importante: não misture produtos de higiene com alimentos. Guarde aqueles preferencialmente num compartimento bem longe da comida, ou em outro lugar da casa (como num armário próprio para isso na área de serviço).

– Leve em conta algumas particularidades

Produtos industrializados acondicionados em latas ou potes devem ficar num lugar fresco, por isso, evite deixá-los na prateleira próxima ao teto.

Passe o conteúdo das embalagens que forem abertas para potes hermeticamente fechados, lembrando sempre de colocar neles uma etiqueta com o conteúdo e a data de validade. Se não dispuser desses utensílios, feche muito bem as embalagens. Essa medida é importante para evitar que atraiam insetos.

Outra questão fundamental é ficar atento à data de validade. Disponha na frente aqueles produtos cujo vencimento está mais próximo e atrás deles os com maior longevidade. Assim, você evita o desperdício. Preste atenção para manter os rótulos voltados para a frente, assim, todos poderão identificar mais rapidamente o item que procuram quando precisarem dele.

– Utensílios que ajudam a manter tudo organizado

Existem no mercado diversos itens que ajudam a guardar suas compras na despensa de forma bem organizada. Para otimizar os espaços, por exemplo, existem suportes que podem ser colocados na prateleira para guardar potes pequenos, deixando a parte debaixo deles livre para outros produtos. Cestos organizadores também são bem-vindos para acondicionar embalagens pequenas. Potes são ideais para colocar biscoitos, arroz, feijão, farinhas, macarrão, café, açúcar e outros produtos depois de abertos. É importante que esses potes sejam transparente, assim você poderá identificar facilmente o conteúdo deles.

NA GELADEIRA

Manter a geladeira em ordem contribui muito para evitar desperdícios e é essencial para garantir também a conservação adequada dos alimentos. Comece essa organização adotando uma rotina de limpeza desse equipamento doméstico. Pelo menos uma vez por mês, é recomendado tirar tudo da geladeira e fazer uma limpeza completa. Mas, uma vez por semana, é bom higienizar as prateleiras com um pano umedecido numa solução de água sanitária de uso geral (1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água).

– Cada alimento em seu lugar

Saber como funciona a refrigeração de uma geladeira é importante para distribuir os alimentos da melhor forma possível. Nos modelos mais antigos, a região próxima ao freezer ou ao congelador é mais fria que a parte de baixo. Nos mais novos, a refrigeração é mais uniforme.

Nas prateleiras de cima, guarde os alimentos mais delicados, que precisam de maior refrigeração, como ovos, leite e derivados, frios e carnes cruas que serão preparadas logo (ou que estejam sendo descongeladas).

Nas prateleiras do meio, podem ficar embutidos e outros produtos industrializados, que normalmente já contam com conservantes, e sobras de alimentos que devem ser consumidos em breve, tudo acondicionado em potes bem tampados.

Reserve a parte de baixo, onde fica o famoso gaveteiro de vegetais, para frutas, verduras e legumes. Essa é a região da geladeira com condições mais favoráveis para a conservação de produtos que são mais sensíveis a baixas temperaturas. Higienize-os e os mantenha em sacos plásticos. As verduras, que são mais delicadas e podem se deteriorar com a umidade, podem ser colocadas num recipiente de plástico intercalando-se camadas de folhas e de papel-toalha. Guarde aí apenas as frutas maduras ou cortadas, deixando as outras à temperatura ambiente.

Por conta do abre e fecha, na porta da geladeira há grande variação de temperatura. Esse não é o melhor lugar para guardar produtos como ovos, por exemplo. Aí podem ser colocados condimentos que contêm sal e vinagre, que são conservantes naturais. Bebidas e sucos industrializados também podem ser colocados nessa parte.

– Utensílios que ajudam

Potes transparentes são superúteis para guardar sobras de alimentos cozidos ou carnes cruas que estejam descongelando (para evitar que fiquem gotejando e possam contaminar outros alimentos). Mas é importante que sejam etiquetados, com a descrição do conteúdo e a data de validade.

No mercado, você pode encontrar ainda diversos utensílios organizadores que ajudam a manter a ordem na sua geladeira. Há desde caixas para guardar latinhas de bebidas ou iogurtes até recipientes para colocar ovos. Você pode usar cestos, por exemplo, para reunir os itens para fazer o lanche das crianças ou os que são mais usados no café da manhã. Vale a pena investir em alguns deles.

– Note e anote!

Para complementar, uma boa ideia é fixar na porta da geladeira um bloquinho para ir anotando os itens que forem acabando. Assim, na hora de ir às compras, você já terá a lista de supermercado à mão e não correrá o risco de esquecer alguma coisa.

Gostou? Salve este post e compartilhe:

  • Cadastrar-se
Perdeu sua senha? Por favor, digite seu e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.