Dicas para comer pastel sem culpa e sem pesar na balança

Dicas para comer pastel sem culpa e sem pesar na balança

Sim, estamos falando de um petisco calórico! Mas, comendo com moderação e tomando algumas precauções, dá para encarar um pastelzinho sem culpa e sem detonar a rotina de uma alimentação equilibrada. Quer ver? Siga as dicas da nutricionista Fabiana Fiuza Teixeira do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).




  • Escolha sabores mais simples como carne ou frango, sem outros ingredientes adicionados. Estes acabam agregando calorias, principalmente de gorduras, como queijos (fuja do Catupiry e do bacon!) ou embutidos (Diga não à calabresa!)

  • Se segure na barraca da feira: compre um por vez e no tamanho normal. Resista à tentação de promoções do tipo “pague 2, leve 3”.

  • Evite adicionar molhos ao pastel, não só pelo valor calórico em si, mas também por questão de segurança alimentar.

  • Vai preparar o pastel em casa? Faça porções menores (divida pela metade o tamanho do pastel) caso queira comer mais de um sabor. E compartilhe: chame outras pessoas à mesa para comer junto.

  • Agregue hortaliças ao recheio para aumentar o valor nutricional do prato. Sugestões? Escarola refogada ou brócolis combinam muito bem com a crocância da massa.

  • Faça acompanhamentos que não sejam fritos também. Tem uma infinidade de petiscos menos danosos que combinam superbem com pastel: palitinhos de cenoura e pepino no sal grosso, tomatinhos-cereja temperadinhos com queijo de búfala, torradinhas integrais com patê de ricota, entre outras ideias. Abuse da criatividade!

  • Para acompanhar essa delícia, procure fazer sucos que auxiliem na digestão das gorduras, como limão com gengibre e abacaxi com hortelã, ou mesmo suchás, como o de capim-santo e casca de abacaxi. No lugar de refrigerantes, opte pela água com gás saborizada com rodelas de limão ou laranja, fica super-refrescante!

  • E se rolar uma cervejinha, ok, mas deixe água sempre ao lado. E intercale: para cada copo/taça de bebida alcoólica, beba a mesma quantidade de água. Essa dica, além de ajudar a ingerir menos álcool, hidrata e evita aquela ressaca no outro dia.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!