10 passos para a alimentação saudável do idoso

10 passos para a alimentação saudável do idoso

A alimentação saudável é importante em todas as fases da vida. Mas, para os idosos, ela ganha ainda mais peso. Com a ajuda das nutricionistas Vivian Serra e Mariana Staut Zukeran, da Clínica Einstein, elaboramos 10 dicas para que você monte um ótimo cardápio para o idoso. Confira também os alimentos que devem ser evitados.

10 dicas para a alimentação saudável do idoso


1: Faça pelo menos três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar)

2: Não exclua ou restrinja os carboidratos! Inclua nas refeições cereais, como arroz, milho e trigo (preferindo os integrais), pães, massas e tubérculos, a exemplo da batata e da mandioca. Vale lembrar: evite os ultraprocessados, como bolachas recheadas e macarrão instantâneo.

3: Os legumes e as verduras devem estar presentes nas refeições principais. Também é importante consumir frutas três vezes ao dia.

4: Os pratos bem brasileiros são ótimos: o arroz e o feijão são uma combinação muito boa. O feijão pode ser substituído por lentilha, soja, grão-de-bico, ervilha... Com todos eles, é importante fazer o remolho para evitar flatulência. O arroz, por sua vez, pode ser substituído por outros carboidratos, como batata, mandioca, mandioquinha... 

5: É importante consumir alimentos que são fontes de proteínas ao longo do dia. Elas devem estar em todas as refeições: o café da manhã pode conter queijo cottage, queijo de minas ou ovos; e o almoço e o jantar podem contar com peixe, peito de frango e carnes vermelhas com pouca gordura. 

6: Gorduras são importantes, mas cuidado! O azeite de oliva pode ser adicionado a saladas e a outras preparações, enquanto a manteiga pode aparecer nos lanches intermediários. Mas fique atento ao uso de alimentos que contenham grande quantidade de gordura, como frios, embutidos e queijos do tipo Cheddar e Catupiry.

7: Evite os alimentos muito processados! Produtos como refrigerantes, refrescos em pó e biscoitos recheados são carregados de corantes e conservantes. Além disso, eles podem conter grande quantidade de sódio (sal), gorduras trans e saturadas e açúcar (xarope de glicose, açúcar...).

8: Observe bem o consumo diário de sal. Não deixe o saleiro à mesa. Para que as preparações permaneçam saborosas, utilize temperos naturais: salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, dill, coentro…

9: Aproveite o dia para beber água! É legal sempre manter a água em locais de fácil acesso – e ela pode ser aromatizada com folhas de hortelã ou rodelas de limão, laranja e canela… Isso estimula o consumo e ajuda a manter a hidratação.

10: As refeições precisam ser combinadas a uma rotina saudável, com vínculos sociais e atividades variadas.

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!