A lula é um molusco carregado de nutrientes

A lula é um molusco carregado de nutrientes

Bicho estranho, bicho esquisito, a lula é uma espécie de animal invertido: tem um corpo externo macio e uma casca dura por dentro. Mas quanta delícia! E quantos nutrientes! A lula é um molusco carregado de vitaminas e minerais.

Veja também:

Confira esse jeito fácil de preparar lula grelhada!

https://www.youtube.com/watch?v=zIzldE4bQSs

Medindo em média 60 cm de comprimento, a lula reúne bons teores de vitamina K, zinco e proteínas. Conta também com ótimo aporte de gorduras mono e poli-insaturadas, que fazem bem para a saúde cardiovascular. Confira seu raio-x na tabela nutricional abaixo:































Nutriente Quantidade
Energia 130 cal
Proteínas 18,8 g
Gorduras poli-insaturadas 1,5 g
Gorduras monoinsaturadas 1,4 g
Zinco 1,8 mg
Vitamina K 298 mg

 

Obs: Os valores se referem a 100 gramas do alimento

 

Fonte: https://saude.abril.com.br/alimentacao/compare-polvo-e-lula-cozidos/

 

Lula e sua tinta


Sim, essa é uma atração à parte. Em seu interior, esse molusco esconde uma bolsinha interna que contém uma tinta escura, negra mesmo. E para quê? É uma arma de defesa. Quando se vê atacada por um predador, a lula secreta essa tinta, que turva a água à sua volta e, com isso, lhe dá a chance de escapar do algoz.


Extraída do molusco e muitas vezes vendida à parte, essa tinta é usada em pratos principalmente das cozinhas mediterrânea e japonesa. Confere uma cor escura e um sabor inigualável aos preparos.


É também bastante nutritiva, rica em melanina (que lhe dá a coloração escura), polissacarídeos, catecolaminas e aminoácidos.



Cuidados no preparo


Quando se fala desse molusco de sabor suave, a receita que logo vem à cabeça é a de lula dorée, aqueles deliciosos anéis empanados e fritos, sequinhos e crocantes.


Mas dá para ser feliz com muitos outros preparos desse ingrediente saboroso. Como acontece com frutos do mar de carne delicada, o principal ponto é ficar atento ao tempo de cozimento.


Se você for salteá-la, apenas alguns minutinhos são suficientes para deixar a lula macia e suculenta. Mais tempo no fogo fará com que fique com uma textura borrachuda. Mas é claro que existem preparos, como a lula recheada com molho, que necessitam de mais tempo de cocção. Seguindo as recomendações da receita, não tem erro.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!