A versatilidade do camarão, o mais amado dos crustáceos

A versatilidade do camarão, o mais amado dos crustáceos

Não é à toa que esse crustáceo é o queridinho dos brasileiros. A versatilidade do camarão permite que ele empreste seu sabor característico a uma infinidade de pratos. Alguns emblemáticos, como bobó, risoto e moqueca.

Veja também:

- Acompanhe com o chef Carlos Ribeiro o passo a passo para fazer um bobó de camarão delícia!

https://www.youtube.com/watch?v=iGOHSJgbn8g

Vale a pena saber mais sobre o camarão para aproveitar bem todas as suas possibilidades gastronômicas. Primeiro, você sabia que ele pode viver tanto no mar quanto em água doce? Pois é. E a família camarão é grande, mas apenas alguns tipos são aproveitados na culinária. Confira as principais espécies de cada grupo.

Camarão marinho


São os mais famosos e cobiçados, cada um com suas características de tamanho e sabor. Confira abaixo:

Camarão-cinza


Também conhecido como camarão-de-pata-branca ou camarão-do-pacífico, é o tipo mais produzido em cativeiro no mundo todo, incluindo a região Nordeste brasileira. Muito indicado para petisco.

Camarão-rosa


Mais carnudo que o cinza, pode atingir até 18 cm de comprimento. Seu sabor levemente adocicado vai muito bem como estrela do prato em preparos como o camarão à provençal.

Camarão-branco


Chamado também de camarão-indiano, é nativo de uma região que compreende o oceano Índico e parte do Pacífico e um dos tipos mais consumidos no mundo. No Brasil, ocorre em toda a costa. Pode atingir até 20 cm.

Camarão-sete-barbas


Um dos mais populares entre os brasileiros, esse tipo é comum no oceano Atlântico. Seu sabor intenso é perfeito para rechear pastéis e tortas. Também faz bonito em risotos.

Camarão-pistola


Também chamado de camarão-estalo, pode ser encontrado em tamanho pequeno, até 5 cm, ou na versão grande, conhecida como VG. Ideal para ser preparado na grelha.

Camarão de água doce


A aparência, o sabor e a textura da carne são parecidos com o da lagosta. Ocorre em todos os continentes, em países de clima tropical e subtropical. Vive em rios e riachos. As principais espécies cultivadas no Brasil são: camarão-pitu, camarão-verdadeiro, camarão-da-amazônia ou camarão-canela e camarão-da-malásia.

 Como comprar camarões


O camarão é um alimento muito perecível, ao comprá-lo é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes:

  • A maioria dos fornecedores congela o camarão ainda em alto mar imediatamente após a pesca. Algumas substâncias produzidas pelo camarão fazem com que eles se deteriorem rapidamente após a pesca.

  • Opte pelo camarão fresco apenas quando tiver certeza da boa procedência e conservação. Na dúvida, prefira os congelados.

  • O camarão fresco deve ter textura firme e casca brilhante. Sua tonalidade, dependendo da espécie, pode ser acinzentada, rosa-acinzentada, acastanhada ou esbranquiçada.

  • Não compre os que estiverem moles, viscosos, despedaçados, com manchas escuras ou odor de amônia. Esses são sinais de deterioração.

  • Se for comprar camarões congelados, evite os que estejam envolvidos em blocos de gelo. Isso significa que, provavelmente, foram congelados ou descongelados de maneira inapropriada.

  • Evite os camarões pré-cozidos (apresentam textura firme e cor vermelho alaranjada), pois eles ficam rígidos na maioria das preparações.

  • Fique atento ao controle de qualidade da presença de sulfitos ou outras substâncias usadas na conservação do produto que, em excesso, podem ser prejudiciais à saúde humana.

  • Procure comprar em fornecedor de confiança, que tenha informações sobre a origem do produto. Atualmente, já existem empresas que rastreiam os pescados para garantir qualidade e boas condições sanitárias.


E o tamanho do camarão?


Você sabe como interpretar a marcação numérica utilizada para o tamanho dos camarões? No caso do camarão inteiro, essa indicação é direta, os números indicam a quantidade mínima e máxima de camarões em 1 quilo do produto. Mas a maioria das pessoas acaba comprando o camarão já limpo (sem cabeça e sem casca). Nesse caso, a marcação indica uma correlação com o peso em libras, unidade de medida inglesa, para determinar esses números. Considerando que 1 libra é equivalente a 454 gramas, vejamos o exemplo do camarão sem cabeça de classificação 41/50. Significa que existem de 41 a 50 unidades sem cabeça em 454 gramas. Mas para você não ficar fazendo muita conta e conversões na hora de comprar, tem um jeito de simplificar. Em vez de fazer 41/50 dividido por 454 para transformar em quilo é mais fácil multiplicar o último número da classificação por 2,2. Assim: 50 x 2,2 = 110 camarões por quilo.

Cuidados no preparo


Como a maioria dos frutos do mar, o camarão é um produto delicado, que requer cuidados especiais na cocção. O principal deles é com o tempo na panela. Vai fazer grelhado? Deixe grelhar por apenas 2 minutos de cada lado. Assim, você terá um camarão suculento e macio. Se passar do ponto, ficará borrachudo.

O sabor delicado desse crustáceo pede temperos que harmonizem bem, como orégano, alecrim, manjericão e ervas da Provença.

Para que sua receita arranque aplausos, também é preciso escolher o tipo de camarão mais adequado. Os pequenos, com sabor mais intenso, devem ser usados em caldos, massas, molhos e risotos. Reserve os grandes, de sabor mais leve, para preparos em que eles se destacam, como o Camarão ao Alho, da chef Paula Rizkallah.



Antes de preparar, vale observar algumas dicas para limpar. Tirar o intestino é uma das medidas importantes. Você sabia que ele fica na parte de cima do crustáceo (costas), e não embaixo, como muitos pensam?

Outra dica legal: na barriga fica o cordão nervoso. Se você picotá-lo, o camarão não ficará tão curvado ao ser cozido. Outra ideia legal para deixá-lo esticadinho é fritá-lo no palito.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!