Banana, menina, tem vitamina: confira os benefícios dessa fruta

Banana, menina, tem vitamina: confira os benefícios dessa fruta

A banana é tão popular no Brasil que já virou símbolo nacional. E não é de hoje. Desde a primeira metade do século 20, quando Carmen Miranda (1930–1950), cantora e atriz brasileira de nacionalidade portuguesa, chacoalhou Hollywood e a Broadway, nos Estados Unidos, com sua brejeirice e seus famosos turbantes com referências tropicais, incluindo a banana. Fruta que eternizou em versos da famosa marchinha de carnaval composta por Braguinha (1907–2006):

“Yes, nós temos bananas

Bananas pra dar e vender

Banana menina

Tem vitamina

Banana engorda e faz crescer”

 



Os benefícios da banana para a saúde

Nutrientes é o que não falta nessa fruta deliciosa. Trata-se de um alimento bastante energético, rico em carboidratos e vitaminas, como A e C, e com baixo teor de gordura. Ponto para a nossa saúde, que pode colher inúmeros benefícios se incluirmos a banana numa dieta equilibrada.


Para começar, esqueça a parte do versos da marchinha de carnaval que diz que ela “engorda”. Apesar de sua fama de engordativa, a banana pode até ajudar a controlar o peso. Isso porque tem bom aporte de fibras, que ajudam a manter a sensação de saciedade por um longo tempo. Uma vez no intestino, essas fibras se ligam aos ácidos biliares, que aglutinam moléculas gordurosas. Ao serem eliminadas pelas fezes, levam junto o colesterol. Então, basta incluir a fruta numa dieta equilibrada, não exagerar no consumo e dar preferência a variedades menos calóricas para colher bons resultados.


Não é à toa que é uma das frutas preferidas pelos atletas. Um de seus nutrientes, o amido, fornece bastante energia e por um tempo maior para suas atividades. Tem também alto teor de potássio, nutriente associado à diminuição de câimbras. Sem contar que esse mineral dá um up nos impulsos nervosos, o que nos deixa mais alertas. E está aí uma boa razão para iniciar o dia com a banana no cardápio: mais disposição para encarar as tarefas  diárias.


O coração é um dos órgãos de nosso corpo que mais se beneficia com o consumo da fruta. Pesquisas mostram que a ingestão regular de banana ajuda a equilibrar as taxas de LDL, o colesterol ruim, e HDL, o bom, contribuindo para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. O magnésio é outro nutriente contido na banana. Ele favorece a saúde das artérias ao limitar a ação de uma enzima ligada à produção de colesterol no fígado.


Pesquisas apontam ainda que a banana pode atuar na prevenção do diabete, porque equilibra as taxas glicêmicas. Além disso, eleva a adiponectina, um hormônio que contribui para melhor aproveitamento do açúcar circulante no sangue e previne infecções, dois benefícios que são importantes para quem já é diabético.


Há ainda outros nutrientes igualmente importantes: a vitamina C, que previne infecções; a B6, que faz bem para a pele; e o triptofano, que regula a produção de serotonina pelo cérebro, o que contribui para combater a depressão.


Como se vê, não faltam motivos para comer banana. Além, é claro, do fato de ela ser deliciosa.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!