Batata mundo afora

Batata mundo afora

Fonte de carboidratos, potássio, fósforo e vitamina B, a batata é o quarto alimento mais consumido do mundo!  Estima-se que a cada segundo, 8 toneladas desse tubérculo sejam devoradas – o que soma 196,4 milhões de toneladas ao ano. Cada país tem um jeito particular de incluí-lo no cardápio. Quer exemplos? Vamos a eles!

Canadá
Nesse país, batas fritas são o ingrediente principal do prato chamado poutine. Nesse preparo, elas ganham a companhia de queijo coalho coberto com um molho de carne.

Dakota do Sul, Estados Unidos
No condado de Clark, a batata ganhou um dia dedicado a ela e é a estrela de inúmeros eventos, como luta-livre em purê, concurso de receitas e concurso de pintura.

Peru
Este é o país de origem da batata, que foi levada à Europa pelos colonizadores espanhóis. Na região dos Andes existem mais de 4.200 variedades do tubérculo.

Reino Unido
Temperada com vinagre e sal e chamadas de chips, as batatas são o par perfeito para um dos pratos mais tradicional da culinária inglesa, o peixe com fritas.

França
Não se sabe se as “french fries” são realmente francesas ou belgas, o fato é que no país da Torre Eiffel elas são presença garantida em diversos pratos, especialmente acompanhando carnes.

Bélgica
Reivindica o título de berço da batata frita, tanto que o alimento é símbolo nacional e está no centro de cada refeição por lá. Mas uma das formas mais tradicionais de servi-la é em uma embalagem em formato de cone, com bastante molho.

Ásia (Japão, Cingapura, Hong Kong)
Os restaurantes de fast food asiáticos, especialmente os japoneses, servem as furaido potato com temperos em pó (soja desidratada, algas e pimentas misturadas).

Filipinas
Os filipinos adoram batatas acompanhadas com ketchup de banana, um purê feito com a fruta, vinagre, açúcar e pimentas.

China
É a maior produtora mundial de batata, seguida de Rússia e Índia.



*Conteúdo patrocinado

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!