Cachaça na panela: Dicas para usar a bebida na cozinha

Cachaça na panela: Dicas para usar a bebida na cozinha

Há poucas coisas tão brasileiras quanto uma boa dose de cachaça - uma bebida que é 100% nacional! Mas a verdade é que a pinga também vai muito bem dentro da panela. Quer se aventurar a usar cachaça nas suas receitas? Confira 7 dicas abaixo.

 


  1. Escolha uma boa cachaça


    Toda receita começa com a escolha dos ingredientes. Portanto, selecionar uma boa cachaça é importante. Na hora de comprar, analise a garrafa: não pode haver resíduos no fundo - eles podem acabar indo parar na comida e alterando o sabor.


  2. Prefira a cachaça branca


    Nada contra a cachaça ouro, aquela envelhecida em barris de madeira - elas também são deliciosas! Mas prefira apreciá-la pura mesmo, em doses. Como tem sabor mais forte, ela não é muito indicada para as receitas - a não ser as que pedem um sabor bem amadeirado, como o molho madeira. Mas, no geral, prefira as cachaças brancas para a cozinha.


  3. Amaciante natural




       Você sabia que, além de trazer sabor, a cachaça amacia a carne vermelha? Para isso, faça uma boa marinada com a pinga e com temperos. Deixe a carne            temperando por bastante tempo antes de cozinhar.



  1. Maneire na quantidade


    Use a cachaça com moderação na cozinha - ela tem sabor forte e, se usada em quantidade muito grande, pode desequilibrar sua receita. Para se ter uma noção, considere, no máximo, 300 ml de cachaça para cada quilo de carne.


  2. Escolha bons cortes


    Nem toda carne vermelha vai bem com cachaça - tem alguns cortes que harmonizam melhor com a pinga. São eles: maminha, picanha, costela e assado de tira.


  3. Vapor de cachaça!


    Peixes e frutos do mar são mais delicados, mas eles também gostam de uma boa cachacinha. Uma boa ideia é cozinhá-los no vapor da cachaça, usando uma vaporeira.


  4. E fez-se o fogo!


    Na marinada, a cachaça entra logo no começo da receita. Mas a bebida também é ótima para finalizar os pratos. Vale usá-la, por exemplo, para flambar (só tome cuidado com as chamas!). Esse processo dá um sabor muito especial: a cachaça queima, o álcool evapora, e o que sobra é aquele gostinho delicioso e adocicado da cana.




error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!