Com vocês, o nosso gestor, sr. fígado

Com vocês, o nosso gestor, sr. fígado

Quando trabalhamos em grupo, há sempre um líder para direcionar quem fará o quê, não é? Pois no caso de muitos nutrientes, é o fígado que assume esse papel. Isso porque, além de desintoxicar o sangue que vem do intestino, ele é o responsável por metabolizar uma série de nutrientes. 

Por exemplo, é no fígado que os carboidratos são transformados em glicose na forma de glicogênio, bem como é ali que acontece a conversão de outros açúcares e compostos em glicose. 

Os lipídios também são metabolizados no fígado. É nesta glândula que ocorre a oxidação de ácidos graxos e a conversão de compostos para transporte (como a transformação de aminoácidos em lipídios) e armazenamento no tecido adiposo, além da síntese de lipoproteínas, colesterol e fosfolipídios.

E a gestão da equipe segue a mil por hora com as proteínas, afinal, elas precisam dar origem à ureia como forma de eliminar amônia sanguínea. Além disso, é no fígado que ocorre a formação de proteínas plasmáticas e do sistema de coagulação e a síntese de proteínas do sistema circulatório.

Para saber mais sobre a saúde do fígado e sobre os alimentos que o beneficiam, confira o ebook Clínica Einstein: Saúde do Fígado
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!