Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

Por Ana Federici

O primeiro passo para ter um bom dia a dia na cozinha é ter um ambiente funcional. Afinal, não dá para cozinhar sem ter os equipamentos básicos necessários, certo?

Veja também:

- Na dúvida sobre que fôrma usar? Siga as dicas da chef Paula Rizkallah

https://www.youtube.com/watch?v=zBkl1_6GwG4

Seja para montar a cozinha do zero, seja para apenas complementar o arsenal disponível, quem entra numa loja de utensílios domésticos pode se perder facilmente em meio ao mundo de opções disponíveis. Diversas delas nem sabemos bem para que servem.

Para ajudá-lo a ter uma cozinha bem equipada e funcional, preparamos uma lista de utensílios essenciais, indicando suas funcionalidades. Não adianta apenas comprar, você precisa saber escolher entre as muitas opções disponíveis. Vamos conferir?

Ah! E já vamos adiantar por aqui uma novidade deliciosa: a chef Juliana Nicoli, ex-participante do Masterchef, vai dar um curso incrível de Cozinha Dia a Dia. Inscreva-se aqui para garantir 20% de desconto na coleção de cursos e receber novidades em primeira mão!

Faca do chef

Esse utensílio versátil ajudará você a cortar todos os alimentos. Escolha uma com lâmina de aço inoxidável. Preste atenção ao tamanho da espiga, as que entram até o final do cabo são mais resistentes e duradouras. O material do cabo e o acabamento dos rebites deve ser liso e permitir boas condições de limpeza. #Ficaadica: mantenha sua faca sempre afiada.

Tá na Mesa indica: Faca Chef 8" Century (24011108), da Tramontina


Faca para legumes


Você vai precisar também de uma faca pequena e apropriada para cortar legumes, frutas ou alimentos menores. Ela é de grande ajuda quando queremos obter cortes mais precisos, pois a mão fica mais próxima ao alimento e, com isso, tem-se maior domínio da ferramenta. Para comprar, siga as mesmas instruções da faca do chef.

Tá na Mesa indica: Faca para legumes 3" Century , da Tramontina

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

Tábua de corte


Tenha sempre mais de uma e separe de acordo com seus usos. Uma exclusiva para carnes, outra para frutas e uma terceira para legumes já é o suficiente. Algumas já vêm com sinalização de cor. As de bambu e madeira costumam ser mais duráveis, bonitas e práticas. As de vidro danificam o fio da faca.

Tá na Mesa indica: Tábua retangular Bamboo 30 x 20 cm, da Mor

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

Raspador


Utensílio simples que faz total diferença na manipulação de alimentos de um lado para o outro. Com ele, você pode tirar os alimentos cortados da tábua e levá-los para a panela de uma única vez. Existem opções de plástico e de aço inox, ambas são boas.

Tá na Mesa indica: Espátula plástica meia lua, RDC

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

Descascador de legumes


Ótimo para descascar com rapidez a maioria dos vegetais. Seu desenho permite trabalhar com muito mais velocidade e reduz o desperdício de alimentos. Escolha modelos com encaixes bem feitos que não fiquem se soltando facilmente. Analise a facilidade de limpeza.

Tá na Mesa indica: Descascador em aço inoxidável 208 mm, da Zwilling

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

Descascador de tomates


Quando as frutas ou legumes possuem uma casca frágil, esse é o melhor utensílio para retirá-la. A lâmina serrilhada penetra no alimento com mais facilidade e sem destruir a polpa.

Tá na Mesa indica: Descascador suíço com serra para frutas, da Victorinox

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

 

Panelas


Esse utensílio-chave da cozinha está disponível numa infinidade de materiais e formatos. Você pode começar com um jogo de 4 panelas: uma grande com asas; duas pequenas e altas, com cabo; e uma baixa e aberta, com cabo. Vale também adquirir um cesto furado para cozimento no vapor e para escorrer preparos. As de alumínio conduzem o calor mais rapidamente, no entanto, podem contaminar o alimento com partículas do metal. As de ferro são excelentes opções, embora sejam bastante pesadas para o manuseio diário. Recomendamos as de aço inox com fundo triplo para melhor condução do calor.

Tá na Mesa Indica: Uma seleção de panelas para apurar o sabor de seus preparos

 

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

Espátulas diversas


A boa e velha colher de pau continua sendo a queridinha de muitos lares. Mantenha a sua sempre limpa e seca para evitar contaminação por micro-organismos nocivos. As opções de silicone são ótimas para raspar o fundo dos recipientes e não deixar o alimento grudar. Procure sempre as opções em que o corpo e o cabo são uma peça contínua, isso facilita a limpeza e não deixa a sujeira se acumular nos cantinhos escondidos.

Tá na Mesa indica: Conjunto de espátulas com cinco peças, da Alician

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

Batedor de arame


Muito mais utilizado na cozinha do dia a dia do que uma batedeira elétrica, ele será o seu melhor amigo para fazer aquele bolinho da tarde, panquecas e até claras em neve. Na hora de comprar, avalie a resistência dos arames, o peso e a ergonomia do utensílio.

Tá na Mesa indica: Batedor de arame com raspador de tigela integrado, da Joseph Joseph

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

Balança, xícaras e colheres medidoras


Para executar fielmente uma boa receita é necessário seguir as medidas indicadas. Atenção aqui: procure por utensílios precisos e confeccionados com material que não sofra dilatação com variações de temperatura. Quando for usar colher de sopa ou de chá, recorra ao kit de medidas padrão, e não a do seu talher. Idem para xícara. #Ficaadica: a medida padrão americana para 1 xícara é de 240 ml; a de 1 colher (sopa), 15 ml; e a de 1 colher (chá), 5 ml.

Tá na Mesa indica:

- Balança digital de cozinha para até 10 kg, SF-400


- Conjunto de colheres medidoras em aço inox Top Pratic com 4 peças, por Brinox

- Xícaras medidoras em inox com  4 peças, por Mimo Style

Ralador de quatro lados


Ralar queijos, vegetais ou cascas de cítricos é tarefa corriqueira na cozinha. Para não se preocupar em ter um de cada tamanho, os raladores de quatro lados são opções curinga e atendem à maioria das necessidades. Procure um de aço inox com uma espessura de chapa robusta para não se amassar facilmente. Os raladores com furos do tipo microplane (quadrados e planos) têm ótimo desempenho. Os que possuem caixa acoplada ajudam a não espalhar os ingredientes.

Tá na Mesa indica: Ralador com dispenser, da Oxo

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

 

Fôrmas e assadeiras


Nesse assunto, o céu é o limite. Existem uma infinidade de formatos, tamanhos e materiais. O kit mais básico e eficaz inclui de dois a quatro tamanhos de assadeiras retangulares para assar carnes, tortas e bolos, uma fôrma de muffin para fazer pequenos pães ou bolinhos e uma fôrma tradicional de buraco no meio para fazer pudim e bolos para o  lanche.

Tá na Mesa indica:

- Jogo com 3 assadeiras de alumínio com revestimento interno antiaderente, da Tramontina

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

- Forma antiaderente para 12 muffins, cupcakes ou tortinhas, da Yangzi

 - Assadeira de bolo em alumínio com furo, tamanho 30, da EPM Acessórios


Tigelas para misturar


Misturar saladas, preparar massas de bolo, marinar carnes, demolhar cereais e muitas outras tarefas na cozinha podem ser realizadas em tigelas fundas. Jogos com três opções de tamanho costumam ser suficientes. As de aço inox são excelentes, pois não retêm odor de alimentos e podem ser utilizadas em diversas funções. As totalmente metálicas podem ser aquecidas em banho-maria, já as emborrachadas no fundo proporcionam maior firmeza sobre a superfície de trabalho.

Tá na Mesa indica: Conjunto com 4 tigelas fundas em inox com tamanhos variados, da Euro

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

Potes para armazenar alimentos


Na hora de guardar os alimentos na geladeira os potes de vidro costumam ser ótimos aliados, pois não retêm odor do conteúdo. Escolha os tamanhos adequados às porções que você prepara no seu lar. Preste atenção às opções de fechamento: as tampas com trava e anéis de silicone possuem ótima vedação. Os que podem ser levados ao micro-ondas e à lava-louças costumam facilitar o dia a dia.

Tá na Mesa indica: Conjunto com 3 potes quadrados de vidro e tampa plástica, da Euro


Como montar uma cozinha bem equipada e funcional


 

Peneiras


São essenciais para coar molhos, sucos ou infusões. As metálicas permitem coar líquidos quentes e frios. As plásticas não costumam suportar temperaturas elevadas e podem reter odor de determinados alimentos. Atente ao tamanho da trama: as menores seguram pequenas partículas, mas não conseguem coar líquidos mais viscosos.

Tá na Mesa indica: Jogo com 3 peneiras em (10, 15 e 17 cm, cod. 03), da Tec

Como montar uma cozinha bem equipada e funcional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!