Como preparar um bowl

Como preparar um bowl

Um smoothie bowl nada mais é do que um creme gelado e saudável, que pode ganhar o reforço de diversos complementos altamente nutritivos. A partir da combinação entre cores e texturas, é possível obter aqueles bowls bonitos de se ver, que brilham nas redes sociais.

Mas para compor um bowl perfeito em casa, é preciso levar em conta alguns aspectos. O principal deles tem a ver com o equilíbrio dos ingredientes. Um bom smoothie bowl precisa ter três elementos em sua composição: um ingrediente líquido; uma base, que será responsável por trazer cremosidade; e ingredientes para trazer sabor, textura e nutrientes.

Nesta ala dos ingredientes líquidos, existem inúmeras possibilidades. De acordo com a receita, é possível utilizar desde opções mais neutras, como água, até sucos de fruta ou leite vegetal. Já para a base, que é responsável por trazer cremosidade ao smoothie, vale substituir o leite da receita tradicional por inhame cozido, um tubérculo que tem um alto teor de amido e é rico em cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.

Como o smoothie precisa ter uma base gelada, vale escolher frutas congeladas como banana e manga, por exemplo. Aliás, é importante levar ao freezer frutas maduras e em pequenas porções, para não forçar muito o liquidificador. Caso prefira utilizar frutas in natura como o abacate, por exemplo, vale acrescentar gelo na receita. Mas lembrando que se deve evitar bater por mais de 50 segundos, para a lâmina do liquidificador não aquecer o smoothie.

Sabor e nutrição, uma dupla poderosa!


Quanto ao sabor, as frutas já cumprem muito bem esse papel. Só é preciso tomar cuidado com as quantidades, para evitar os picos de açúcar no organismo. É possível deixar o smoothie bowl mais saboroso com o uso de cítricos, ervas frescas, extratos como o de baunilha, por exemplo, além de adoçantes naturais como o açúcar de coco e o xylitol.

A partir daí, entram em cena os ingredientes que são responsáveis por deixar o smoothie bowl mais nutritivo. Enquanto a base pode ganhar o reforço de ingredientes como cenoura (rica em vitamina A e sais minerais), beterraba (rica em vitaminas A e B, fibras, potássio, fósforo, zinco e carboidratos complexo) ou couve (rica em vitaminas A, C e minerais), os superalimentos como spirulina, gojiberry e maca peruana elevam ainda mais o potencial nutritivo da receita, seja na base ou na montagem.

De acordo com a combinação de sabores da base, o ideal é acrescentar alimentos ricos em fibras, antioxidantes, proteínas e gorduras boas, que conferem uma textura diferenciada ao smoothie. Também pode-se utilizar de proteínas vegetais e probióticos na receita, desde que tenha orientação médica.

A partir daí, fica o convite para que você teste diferentes combinações em casa

por Betto Auge
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!