Conheça os queijos veganos

Conheça os queijos veganos

Abandonar o queijo pode não ser nada fácil – e, diferentemente da dieta vegetariana, a vegana o exclui, por ter origem animal. A ótima notícia é que existem queijos veganos deliciosos, que não são feitos a partir do leite de vacas ou de ovelhas. Eles são saborosos, nutritivos e de origem vegetal.

Tipos de queijo vegano


Vale destacar que o queijo vegano vai muito além do tofu! Conheça os principais tipos de queijo vegano e de que eles são feitos.

Soja


Esse é o grão que dá origem ao tofu, amplamente usado – não só na cozinha vegana mas também na japonesa e na coreana – por sua textura e sabor agradáveis.

Ao tofu, juntam-se outros ingredientes, como óleos vegetais e gomas, que ajudam a imitar ainda mais a textura do queijo lácteo.

É preciso, porém, ficar atento aos rótulos dos queijos feitos com soja. Por vezes, eles contêm caseína, uma proteína do leite que ajuda o queijo a derreter e que, por ser de origem animal, faz com que o produto não seja vegano.

Aquafaba


É o líquido resultante do cozimento do grão-de-bico. Os queijos feitos com aquafaba derretem, sim, tal como os queijos lácteos.

A receita exige, além do aquafaba, ingredientes que deem consistência ao queijo, como ágar-ágar e carragenina. Ambos têm a mesma função da gelatina e são feitos a partir de algas vermelhas.

Nozes e sementes


Oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas dão origem a ótimos leites e queijos. Sementes cruas também são boa opção, a exemplo das de girassol e de abóbora. Por serem queijos mais fáceis de fazer e pouco processados, eles são os mais populares nos lares veganos.

Normalmente, as sementes ou nozes são misturadas e fermentadas com os mesmos tipos de bactéria usados nas receitas de queijos lácteos.

A ideia é dar um “upgrade” no sabor? Experimente temperar o queijo com sal e ervas.

É possível ainda fazer queijos a partir de coco e de um mix de farinhas. Confira muito mais no ebook Cozinha Vegana, que traz receitas da chef Vanda Hering.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!