Conheça os tipos de pudim

Conheça os tipos de pudim

Qual é o sinônimo de pudim? Para a maioria dos brasileiros, o pudim nada mais é do que aquela sobremesa deliciosa à base de leite condensado, que tem formato de anel, textura cremosa, e que - depois de assado ou gelado - é servido em fatias firmes e que mantém a forma. No entanto, a definição de pudim vai muito além de apenas uma sobremesa.

No mundo inteiro, é possível encontrar diversas versões da receita. E, sem dúvida, uma das minhas preferidas é o clássico crème caramel, que era especialidade da minha avó. Não se sabe ao certo a origem da receita francesa à base de ovos, leite, açúcar e baunilha, mas o fato é que inspirou diversas versões de pudim, que estão presentes no mundo inteiro. É o caso do flan tipicamente espanhol, que se alastrou pelos países de colonização espanhola nas Américas. Outro exemplo é a versão portuguesa da receita, que é feita com ovos aos montes, creme de leite (ou leite reduzido pela metade) e muito açúcar.

Aliás, os pudins portugueses são um capítulo à parte. Eles adoram pudins como os nossos, enformados e com caramelo. Por lá existe uma infinidade de receitas, que vai desde o simples pudim de claras até os mais incrementados, com ingredientes como amêndoas, requeijão, cítricos e vinho do Porto. E o pudim com amêndoas português deu origem ao nosso quindim - aqui a amêndoa sai de cena para dar lugar ao coco.

Já os puddings estão no topo das paradas - ao menos para os ingleses. A receita elaborada com ovos, leite e um tipo de espessante - que pode ser tanto farinha de trigo quanto o pão -, tem consistência mais densa e, geralmente, são servidos no próprio refratário. Essa categoria de pudim pode ter como base ingredientes como chocolate, frutas (as frutas frescas são usadas nos summer pudding e as cristalizadas no christmas pudding) e gengibre, que é base do clássico ginger toffee sticky pudding - um híbrido entre bolo e pudim. E nesta categoria também entra o pudim de pão, receita que tem no mundo inteiro e é presença cativa nos balcões de padaria pelo Brasil.

E não poderíamos deixar de lembrar da versão brasileira da receita, com leite condensado. O produto, que tem no leite evaporado e no açúcar os principais componentes, deixa a sobremesa mais doce, com textura untuosa e mantém a sua estrutura.

Depois dessa volta ao mundo em torno do pudim, você consegue escolher o seu favorito? Vai lá nas publicações da mesa e escolha o seu favorito.

por Helô Bacellar
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!