Dieta Mediterrânea, a aliada do coração

Dieta Mediterrânea, a aliada do coração

Controlar o colesterol e os triglicérides é um desafio para muita gente. A Dieta Mediterrânea chegou para tornar essa missão muito mais fácil!

Diferentemente do que muita gente pensa, não é preciso cortar alimentos e fazer privações para conseguir baixar o colesterol. A Dieta Mediterrânea (que, claro, baseia-se na culinária de países banhados pelo mar Mediterrâneo) sugere apenas substituições, sem que seja necessário cortar nada. 

A dieta também pede o consumo de peixes, hortaliças e frutas.

Confira abaixo algumas dicas da Dieta Mediterrânea.

Valorize azeites e gorduras boas


Nem todo óleo é ruim! Alguns deles possuem gorduras “boas” para o sistema cardiovascular, que ajudam a controlar os níveis de colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares. São óleos vegetais (como o de soja, milho e girassol) e azeite de oliva. Eles podem ser adicionados à comida já pronta (no máximo, 2 colheres (sopa) por dia) ou utilizados no preparo de refogados e grelhados.

 

Não corte, substitua!


A Dieta Mediterrânea não restringe nossa alimentação – mas pede algumas substituições no nosso dia a dia. Grãos e farinhas integrais devem substituir os refinados. Se for fazer macarrão, por exemplo, escolha massa integral. O mesmo vale para pães. Os alimentos integrais são ricos em fibras, vitaminas e minerais, combatem a prisão de ventre e diminuem a absorção de açúcares e gorduras pelo intestino.

Para diminuir o consumo de gordura, o leite integral deve ser substituído pelo desnatado. E está liberado o consumo de iogurte natural e queijos brancos, como ricota e cottage.
Gostou dessas dicas? Veja muito mais no ebook Saúde do Coração
feito em parceria com a Clínica Einstein

 

 


 

 


 

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!