Hábitos e alimentos para melhorar a saúde digestiva

Hábitos e alimentos para melhorar a saúde digestiva

Gastrite e refluxo são problemas comuns na digestão. Na maioria das vezes, eles são causados por uma alimentação inadequada (confira aqui os alimentos que devem ser evitados).

Mas assim como os alimentos podem causar gastrite e refluxo, eles também podem nos salvar deles! Além de uma dieta adequada, alguns hábitos simples do dia a dia evitam essas doenças.

Os nutricionistas da Clínica Einstein explicam tudo direitinho no ebook Saúde Digestiva. Confira abaixo algumas dessas dicas:

Uma boa mastigação ajuda a digestão


Vale lembrar que a primeira etapa da digestão é a mastigação! É por meio dela que os alimentos são triturados e misturados à saliva para formar o bolo alimentar. Portanto, mastigar bem a comida, para ingeri-la em pedaços pequenos, facilita a digestão.

Estômago vazio, sinal de perigo!


Lembre-se de comer, em média, de três em três horas. Isso evita que o suco gástrico fique sozinho no estômago – a acidez extrema causa azia, gastrite e refluxo, entre outras consequências.

Bebidas durante a refeição favorecem o refluxo


Você já deve ter ouvido falar desta dica por aí – e ela é muito válida! Quando bebemos durante a refeição, fazemos com que o estômago fique muito cheio, e isso dificulta o fechamento do esfíncter esofágico, que mantém a parte inferior do esôfago fechada, evitando o refluxo. As bebidas gasosas, como os refrigerantes, são especialmente perigosas nesse quesito!

Comer e dormir: uma má combinação


Evite comer logo antes de dormir! À noite, nosso organismo já vai desacelerando e se prepara para descansar – por isso, a digestão fica mais lenta nesse período. Se comemos logo antes de dormir, fazemos com que o organismo precise trabalhar, em vez de relaxar. Isso pode causar mal-estar e desconfortos como azia e gases, além de atrapalhar o sono reparador. Por isso, é importante fazer a última refeição, pelo menos, três horas antes de dormir.

Ah! Mas isso só vale para a noite, ok? Aquele cochilinho depois do almoço está liberado!

Alimentos que evitam a gastrite e o refluxo


Quando falamos de saúde digestiva, precisamos pensar também na nossa flora intestinal: um conjunto de bactérias “boas” que trabalham para a saúde do nosso intestino. Por isso, precisamos consumir alimentos que contribuam para o equilíbrio da flora intestinal.

Alimentos fermentados são ótimos para isso: pães de fermentação natural, iogurtes de frutas, kefir, coalhada, kombucha e picles de legumes, entre outros.

Além disso, é importante reforçar sempre a vitamina B12 – sua absorção é prejudicada quando há doenças gastrointestinais. Peixes (como salmão e atum), mexilhões, bife de fígado e cereais são exemplos de alimentos ricos em vitamina B12.

 



 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!