La Tomatina: a guerra dos tomates

La Tomatina: a guerra dos tomates

Imagine só uma festa em que a brincadeira é arremessar tomate nos demais. Pois assim é La Tomatina, que acontece sempre na última quarta-feira de agosto, na cidade de Buñol, região de Valência, Espanha. Embora esta não seja uma das melhores formas de tratar o alimento, o evento faz parte da cultura local e foi até decretado parte do calendário internacional da região.

Tudo começou em 1945 quando um grupo de jovens entediados com o desfile que acontecia na cidade decidiu pegar os vegetais de uma quitanda próxima e arremessar em quem passasse. A rebeldia acabou virando uma guerra de comida, que só parou com a chegada da polícia.

Porém o ato se repetiu no ano seguinte, desta vez com tomates levados pelos próprios jovens. Dali em diante aconteceu uma série de tentativas de permitir a ação que ocorria anualmente, mas todas sem sucesso.

Em 1957, num dos protestos contra as restrições, os moradores da cidade chegaram a percorrer as ruas levando tomates e acompanhados de uma banda que tocava a marcha fúnebre.

Não havia mais jeito. La Tomatina já era parte da cultura daquele povo e não havia como cancelar. Hoje, ela acontece de modo mais organizado e estampa manchetes de jornais mundo afora. Ficou curioso e ansioso por um ingresso? Então, confira o site oficial do evento latomatina.info/la-tomatina

Agora, se você prefere o tomate no prato, acesse o nosso ebook Tomate, por Paula Belleza.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!