Maçã: entenda por que essa fruta é amigona de nossa saúde

Maçã: entenda por que essa fruta é amigona de nossa saúde

Reza um provérbio inglês que “an apple a day keeps the doctor away” (“uma maçã por dia mantém o médico afastado”). E a sabedoria popular é confirmada pelos especialistas em saúde e nutrição. De fato, essa fruta é rica em nutrientes que ajudam a fortalecer nossa saúde.

Em comum com outras frutas e vegetais, ela é rica em vitaminas, como a A, a  B e a C, e em minerais, como potássio, ferro e cálcio.  Só que ela tem mais dois nutrientes que são ouro. Sua casca é rica numa substância chamada pectina, uma fibra que promove a sensação de saciedade e modera o apetite. E na polpa encontramos a quercetina, que tem poder antioxidante. Veja a seguir como ela pode ser uma aliada e tanto do nosso organismo:



A amizade entre a maçã e o corpu humano

A maçã tem efeitos positivos em várias funções do nosso organismo. Confira a seguir como ela pode ser uma aliada e tanto para o nosso corpo.

Amiga do coração

A pectina, fibra presente na maçã, reduz os níveis de colesterol ruim no sangue e, com isso, previne doenças cardiovasculares. A fruta também é rica em polifenóis, como os flavonoides, cujo efeito antioxidante contribui para a diminuição da pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Amiga do cérebro

Com seu poder antioxidante, a quercetina presente na maçã contribui para a redução da morte celular provocada pela oxidação e inflamação dos neurônios. Para completar, a fruta ainda fornece vitaminas C e do complexo B e ácido fosfórico, que são ótimos protetores do sistema nervoso.

Amiga do sistema digestivo

As fibras da maçã são ótimas para combater a prisão de ventre. Mas, para isso, é preciso comê-la com a casca, onde essas fibras estão mais concentradas. Além disso, a pectina age como um prebiótico, ou seja, alimenta os micro-organismos benéficos do intestino, melhorando o seu funcionamento.

Amiga do sistema imunológico

Entre os nutrientes da maçã está a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Além disso, as fibras contribuem também para eliminar resíduos que poderiam ser prejudiciais ao nosso organismo.

Amiga dos olhos

Ao combater os radicais livres, os flavonoides e antioxidantes da maçã ajudam a proteger a saúde dos olhos e prevenir doenças como catarata e glaucoma. A fruta também dá uma mão no tratamento da cegueira noturna.

Amiga dos ossos

O consumo regular de maçã evita a perda de cálcio, nutriente muito importante para a construção e manutenção dos ossos. Por isso, incluí-la na dieta regular é uma boa maneira de prevenir problemas como a osteoporose.

Tabela nutricional da maçã Fuji

Porção de 100 gramas


























































Nutrientes Quantidade VD
Valor energético 55,5 kg 3%
Carboidrato 15,2 g 5%
Proteínas 0,3 g -
Fibra alimentar 1,4 g 6%
Cálcio 1,9 mg -
Vitamina C 2,4 mg 5%
Magnésio 2,0 mg 1%
Fósforo 9,1 mg 1%
Potássio 74,7 mg -
Cobre 0,1 mg -

 

% Valores diários (VD) com base numa dieta de 2.000 Kcal

Fonte: https://www.tabelanutricional.com.br/maca-fuji-com-casca-crua
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!