Mandamentos do chantilly perfeito para enriquecer a sobremesa!

Mandamentos do chantilly perfeito para enriquecer a sobremesa!

Feito em casa, esse creme maravilhoso fica ainda mais gostoso, seja para envolver frutas como o morango (par perfeito!), seja para incrementar uma torta. Com habilidade e seguindo os passos certos, você vai ver que não é nada difícil preparar um chantilly perfeito. Confira:

  • Comece escolhendo os ingredientes certos. O creme de leite deve ser fresco e com bom teor de gordura, entre 30% e 40%. Esse é um ponto importante para garantir a estabilidade e a textura do creme. Para obter um resultado final mais lisinho e sem grupos, opte pelo açúcar de confeiteiro. 

  • Para encorpar mais rapidamente, o creme de leite precisa estar geladinho. E, para garantir que permaneça à temperatura adequada, você pode colocar também o batedor e a tigela em que irá bater o creme para gelar antes do uso.


 

  • Fique atento: ao virar chantilly, o creme de leite dobra ou até triplica de volume. Portanto, escolha uma tigela ampla o suficiente para comportar esse crescimento.


 

  • Há duas formas de bater o creme chantilly. Os chefs gostam de usar o batedor de arame manual (fouet) para ter controle maior sobre o resultado final. Quem prefere mais praticidade e rapidez, pode usar a batedeira.


 

  • Primeiro, bata apenas o creme de leite. O açúcar deve ser adicionado aos poucos, quando o creme começar a ganhar consistência.


 

  • O pulo do gato é saber identificar o ponto certo do creme. Sim, porque se você bater demais, ele vira manteiga. Para não correr esse risco, faça esse teste: puxe alguns pontos do creme com o fouet (ou o globo, se estiver usando a batedeira), e se eles se mantiverem em forma de pico, estará pronto!


 

  •  Dica bônus: para enriquecer a sobremesa, pode-se aromatizar o chantilly. Para isso, basta adicionar o aromatizante quando o creme começar a se firmar. O mais comum é usar a baunilha para esse fim. Mas você pode variar com mel, raspas de cascas de cítricos (limão, laranja), licores etc.


 

SAIBA MAIS: Gostou dessas dicas? Então, corra à loja online do Tá na Mesa e garanta o ebook Dicas & Técnicas, com dezenas de segredinhos que vão facilitar sua vida na cozinha.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!