Massas e Molhos – Aprenda a combinar massas e molhos

Massas e Molhos - Aprenda a combinar massas e molhos

por Tá na Mesa 

Quando o assunto é combinar massas e molhos, o céu é o limite! Mas é preciso levar em consideração alguns aspectos na hora de promover esse "casamento".

Em primeiro lugar, molhos mais fluídos, como o clássico ao sugo, vão bem com massas mais longas. Já para molhos como o alla norma, à base de berinjela e tomate, vão bem com massas curtas.

É claro que o seu gosto pessoal conta muito para fazer essa combinação, mas para te inspirar nessa missão nós sugerimos algumas combinações que não tem erro. Confira:

Massas e molhos: Descubra a combinação ideal para a sua receita


Espaguete
Entre as massas, o espaguete é, sem dúvida, a mais versátil. Vai muito bem com uma infinidade de molhos: desde os mais leves, como o vôngole, até os mais densos, como é o caso do clássico à bolonhesa. Também é a massa utilizada para o clássico carbonara, à base de gemas, pecorino romano e pancetta.

Fettuccine
A massa longa, de formato largo e achatado, vai bem com molhos mais densos, como o ragu, e molhos cremosos, à base de queijos. E a receita mais icônica é o fettuccine alfredo, à base de manteiga e parmesão, e que foi criada em restaurante homônimo localizado em Roma, na Itália.

Linguini
Assim como o fettuccine, a massa longa tem o formato largo e achatado, mas tem o tamanho bem estreito. Combina com molhos leves, à base de azeite, como o pesto e alho e óleo.

Penne
A massa curta e de formato cilíndrico se adapta aos mais diversos tipos de molho, que vão dos mais leves, à base de azeite, legumes e frutos do mar. Uma variação da massa é o penne rigate, que é composto de ranhuras na superfície, o que facilita a absorção do molho.

Capellini
Versão mais fina do espaguete, o capellini vai muito bem com molhos mais leves, como o clássico alho e óleo. A massa longa também vai muito bem com pesto de manjericão.

Farfalle
Conhecido popularmente como gravatinha, o farfalle vai muito bem com molhos à base de azeite, como o clássico pesto, e também com molhos mais cremosos. Combina muito bem com saladas de macarrão.

Rigatoni
Com o formato cilíndrico e mais largo, o rigatoni é uma massa tipicamente romana que vai bem com molhos mais densos como o ragu, por exemplo. Por conta de sua cavidade mais larga, a massa também pode ser recheada e levada ao forno para gratinar.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!