Massas e Molhos – Como cozinhar sua massa?

Massas e Molhos - Como cozinhar sua massa?

por Tá na Mesa

À primeira vista, o ato de cozinhar macarrão pode até parecer simples. Mas para obter aquela massa perfeita (ou "al dente", como dizem os italianos) vale seguir alguns passos:

A massa

E tudo começa pela escolha da massa: prefira as massas elaboradas com farinha de grano duro. Assim como o arroz italiano, ideal para o preparo de risotos (outra receita clássica do país da bota), a massa de grano duro dificilmente perde o ponto.

Muita água
Seja para o preparo de massas frescas ou secas, a dica é a mesma: cozinhe-as em uma panela grande com bastante água e um pouco de sal. A recomendação é de, no mínimo, 1 litro de água para cada 100 g de massa.

Nada de óleo
O receio da massa grudar na panela te faz despejar litros e litros de óleo ou azeite? No caso de massa fresca ou grano duro, isso não é necessário. Já que o óleo vai criar uma película em torno da massa, o que vai dificultar a absorção do molho. Para deixar a massa soltinha, basta mexer algumas vezes durante a cocção.

Deve-se lavar a massa?
Seja com o objetivo de interromper o cozimento ou de retirar o excesso de amido, muita gente tem o hábito de escorrer e passar a massa. Mas isso não é necessário no caso das massas de grano duro. Afinal, o amido da massa dá aquela forcinha na hora de incorporar a massa ao molho.

Água do cozimento
Na hora de escorrer a massa, não deixe a água do cozimento escorrer toda pelo ralo! Reserve um pouco para o preparo do molho: o amido que se desprende do macarrão ajuda a deixa-lo ainda mais encorpado #ficaadica.

Tem outras dicas para cozinhar macarrão? Compartilha com a gente!

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!