Massas e Molhos –  Curiosidades sobre o macarrão

Massas e Molhos - Curiosidades sobre o macarrão

por Tá na Mesa


Você sabia que o macarrão italiano, na verdade, é Made in China? E que o navegador italiano Marco Polo pode não ter nada a ver com a chegada do macarrão à Europa? Confira essas e outras curiosidades sobre as massas:

Macarrão made in China


A Itália é a terra natal do macarrão, certo? Errado! Embora a receita tenha se tornado símbolo máximo da culinária italiana, a terra natal do macarrão é, na verdade, a China. Pesquisadores do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia de Ciências de Pequim encontraram no sítio arqueológico de Lajia, junto ao Rio Amarelo, um recipiente com fios amarelos de massa, que teria sido enterrado há nada menos 4 mil anos.

Fake news histórica


Durante muito tempo, acreditou-se que a massa teria sido levada para a Itália por Marco Polo (1254 - 1324). No entanto, ao longo da História, alguns dos relatos de viagem do lendário navegador veneziano foram colocados em cheque, o que gerou algumas dúvidas sobre o que era verdade. Muito antes das viagens de Polo, os árabes teriam sido os responsáveis por levar a massa para o sul da Itália no século IX. E, também, a receita já era apreciada pelo Império Romano.

Presença estrangeira


Assim como a massa, que veio da China, o tomate, que serve como base do clássico molho ao sugo, é feito a partir do fruto nativo da América do Sul, mais especificamente da região localizada entre o Peru, o Equador e o norte do Chile. Embora tenha sido levado para a Europa pelos espanhóis, que usavam o tomate como enfeite à mesa, os italianos foram os primeiros a consumirem o fruto. Daí para o molho de tomate, que é companhia ideal para o clássico espaguete, foi um pulo

Mangia che ti fa bene!


Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o brasileiro consome cerca de 5,8 kg de massa per capita. E, de acordo com dado mais recente, de 2017, o País é o quarto maior consumidor de massa do mundo, com 864,4 mil toneladas. Adivinha quem é o primeiro? É a Itália (claro!) com 1.515,7 mil toneladas, seguida dos Estados Unidos e da Rússia.

Um dia para chamar de seu


Não existe dia certo para saborear um belo prato de massa, mas a receita tem uma data para chamar de sua: em 25 de outubro se comemora o Dia Mundial do Macarrão. A data foi instituída em 1995 em Roma, na Itália, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão).

Sophia Loren, a musa do spaghetti


"Devo tudo que sou ao spaghetti", disse certa vez a deslumbrante atriz italiana Sophia Loren, que é considerada a grande musa do cinema italiano. Nascida em Nápoles, sul da Itália, Sophia teve uma infância humilde, mas não faltava as massas preparadas pela sua querida avó Luisa. A atriz italiana, que também é cozinheira de mão cheia, lançou dois livros de culinária: "In Cucina con Amore" (Na Cozinha com Amor, em tradução livre) e "Sophia Loren's Recipes and Memories" (Receitas e Recordações de Sophia Loren, em tradução livre). A primeira obra, que chegou a ter uma edição brasileira, tem histórias deliciosas de Sophia à mesa, como a da ocasião em que um amigo a serviu num jantar o spaghetti com louro, para celebrar o seu Oscar de melhor atriz pelo longa 'Duas Mulheres' (1960).

 

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!