Menu ao gosto do freguês

Menu ao gosto do freguês

Quem gosta de receber em casa provavelmente já se deparou com o dilema do convidado com restrições alimentares. Ele pode ser vegetariano, vegano ou apenas não comer carne vermelha ou não gostar de determinado alimento. Em situações como essa, fazemos de tudo para agradar às visitas, afinal, queremos que elas se sintam bem em nossa casa. Mas, como montar um menu que atenda a todos os paladares?

Para deixar seus encontros mais práticos e saborosos, confira 11 opções de menu desenvolvidos de acordo com cada paladar, com direito a muitas dicas e receitas, no ebook Almoço em Família, por Marcella Tranchesi, coleção Tá na Mesa



Primeiro de tudo, é preciso anotar o que cada um não come. Portanto, não tenha medo de perguntar a seus convidados se há e quais são as restrições deles. (Ah, e se você tiver alguma e for à casa de alguém, nada de ter vergonha de avisar o anfitrião sobre isso, ok?). 

Com a lista em mãos, é hora de escolher as receitas. Por exemplo, para atender ao público sem lactose, aposte em outros tipos de leite, como o de coco, amêndoa ou castanhas, por exemplo. 

Já no caso de convidados com intolerância a glúten, descarte tudo o que contenha farinha de trigo. Evite também a contaminação cruzada que pode ocorrer ao manusear este ingrediente no mesmo ambiente onde está preparando o menu. E, se servir bebidas alcoólicas, lembre-se de que os celíacos não tomam cervejas comuns, então, tenha opções sem glúten. 

Outro tema importante é saber diferenciar o vegetariano do vegano. Enquanto um só faz restrição a carnes, o outro não consome nada que tenha origem animal. Ou seja, não vale aparecer para um vegano com uma torta de queijo como para o prato principal ou com brigadeiro ou pudim de leite para a sobremesa, por mais deliciosas que essas opções possam lhe parecer.

No caso de um menu vegano, abuse de grãos e vegetais. A couve-flor é versátil e rende excelentes receitas, enquanto o cogumelo substitui muito bem as proteínas animais. Para a sobremesa, vá além das frutas em calda e prepare algo mais elaborado, como uma torta de caramelo, por exemplo.

Torta de Caramelo


Restrições anotadas? Então, #partiumercado para comprar os ingredientes e bora colocar a mão na massa!

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!