Mitos e verdades sobre a digestão

Mitos e verdades sobre a digestão

Vamos muito além daquela história de que comer manga e beber leite (que, vale destacar, é mito, tá?)! O sistema digestório está muito conectado a outras partes do nosso organismo, por isso surgem muitas dúvidas sobre o que é verdade e o que é mentira acerca de digestão, gastrite e refluxo, entre outras questões.

Para saber muito mais sobre o assunto, não deixe de ler o ebook Saúde Digestiva, feito em parceria com a Clínica Einstein. Mas, abaixo, você já confere alguns mitos e verdades sobre a digestão!

A gastrite pode causar úlcera e câncer


VERDADE, EM PARTE

Gastrite é a inflamação da parede do estômago. Quando não é tratada, ela pode evoluir para o aparecimento de feridas – que são úlceras.

Mas a gastrite comum, quando é causada por estresse ou má alimentação, não é sinal de um futuro câncer. A gastrite atrófica, por outro lado, é. Essa inflamação é causada pela bactéria H. pylori e precisa ser tratada com antibióticos. Essa gastrite, sim, pode estar relacionada ao aparecimento de tumores.

Além disso, os sintomas iniciais do câncer podem ser facilmente confundidos com os da gastrite – por isso, é sempre bom investigar. A endoscopia é um exame simples que auxilia muito no diagnóstico.

A única maneira de se hidratar é bebendo água – sem gás


MITO

Há quem pense que outras bebidas – como refrigerantes, sucos, chás e água com gás – não contribuem para a hidratação do corpo. Mas não é bem assim. Beber água é a principal maneira de se hidratar, mas não é a única. Outros alimentos e bebidas, como iogurte de frutas, café, chá de camomila, uvas vermelhas, sopas e saladas, também contribuem para a hidratação.

Bebidas alcoólicas podem causar gastrite


VERDADE

O álcool é um irritante gástrico e se torna danoso quando consumido em excesso. Quem tem gastrite precisa evitar as bebidas alcoólicas, em especial as fermentadas, como cerveja e vinho. Mesmo depois da cura, é preciso moderação na ingestão de álcool, para evitar a volta da doença.

Muitas doenças gastrointestinais estão relacionadas ao nosso estilo de vida


VERDADE

Vamos lembrar que o intestino é nosso segundo cérebro: a boa saúde mental e intestinal estão sempre de mãos dadas.

Além disso, nossos hábitos alimentares do dia a dia são fatores decisivos para evitar – ou favorecer – o surgimento de doenças gastrointestinais.

A sensação de frio na barriga é um exemplo da ligação entre os sistemas digestório e nervoso


VERDADE

Nosso organismo funciona em sincronia. Por isso, a ansiedade e o nervosismo causam efeitos no estômago: ocorre uma rápida liberação de adrenalina e, como consequência, a circulação de sangue diminui na área do abdômen e o estômago se contrai e libera maior quantidade de ácido. Isso causa aquela sensação momentânea de “frio”.


 


 


 


 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!