Mitos e verdades sobre perda de peso e emagrecimento

Mitos e verdades sobre perda de peso e emagrecimento

Quando o assunto é perda de peso e emagrecimento, existe muita desinformação que atrapalha e leva as pessoas por caminhos não muito adequados. Veja o que é fato ou fake nos principais tópicos que circulam por aí a esse respeito.

Chás emagrecem (verde, hibiscus, sena, preto, matcha)?


MITO - Muitos dos chás que “prometem o emagrecimento” são, na verdade, diuréticos. Ou seja, eles auxiliam a minimizar a retenção de líquidos, o que pode até significar uma redução de peso corporal, mas não promovem um emagrecimento de fato.

Água auxilia no processo de emagrecimento?


VERDADE - Como já foi dito, nenhum alimento ou bebida elimina gordura. No entanto, manter uma boa hidratação auxilia no processo como um todo. Muitas vezes, o corpo nos faz confundir a sede com a fome, afinal, também obtemos líquidos através dos alimentos. Portanto, manter-se bem hidratado ajuda a identificar melhor os sinais de fome e a evitar comer mais do que o necessário.

Dormir pouco contribui para o ganho de peso?


VERDADE - A privação de sono pode, sim, levar a um ganho de peso. E isso acontece por motivos diferentes. O mais “óbvio” é que pessoas que ficam acordadas até muito tarde acabam fazendo lanchinhos na madrugada.

Já se comprovou também que a falta de sono causa queda nos níveis de leptina (o famoso "hormônio da saciedade”) e aumento os de grelina, tido como “hormônio da fome”. Consequentemente, pessoas que dormem menos do que necessitam têm mais fome e mais dificuldade de se sentirem saciadas.

Além disso, pessoas que dormem muito pouco apresentam queda de produtividade, realizam menos tarefas e menos atividade física do que as que estão descansadas. Há também estudos que mostram que a privação de sono causa uma redução do metabolismo basal (gasto calórico em repouso).

Bom, com tudo isso junto, dá para dizer que pessoas que não respeitam a necessidade de sono do organismo têm, sim, maior dificuldade para emagrecer, uma vez que gastam menos calorias e sentem mais fome e menos saciedade, o que as leva a ingerir mais calorias e, assim, acumular mais peso.

SAIBA MAIS no kit de ebooks Projeto Verão ou no ebook Clínica Einstein: Dietas & Emagrecimento.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!