Na China, Ano-Novo também tem comida boa!

Na China, Ano-Novo também tem comida boa!

Você já deve ter escutado falar do Ano-Novo Chinês: é o feriado em que os chineses enfeitam as cidades com adereços vermelhos e luzes para receber o seu novo ano, sempre regido por um dos animais de seu horóscopo. O Ano-Novo Chinês segue o calendário com base nas fases da Lua e ocorre sempre na primeira Lua Nova. Por isso, a data varia de ano para ano. Em 2022, por exemplo, ele é celebrado em 1º de fevereiro - dia em que os chineses dão as boas-vindas ao ano 4720.

 

Tradições do Ano-Novo Chinês


A virada do ano é um dos eventos mais tradicionais da China. Ela também é celebrada em alguns países que têm comunidades chinesas - o bairro da Liberdade, em São Paulo, costuma receber atrações.
Na China, oficialmente, o Ano-Novo é um feriado de três dias. Mas as festas se estendem por uma semana inteira. A tradição é celebrar o ano que se inicia com superstições e muita positividade: os chineses acreditam que o que fazemos nas primeiras horas do ano afeta todos os 12 meses que estão por vir.
Por isso, os chineses evitam fazer algumas coisas que trazem maus agouros, segundo eles. Nem pensar em varrer o chão: a vassoura pode levar a sorte para longe.
Faixas, lanternas e objetos vermelhos, que remetem à prosperidade, fazem parte da decoração típica do Ano-Novo e enfeitam casas e prédios. As pessoas também costumam soltar lanternas no céu - elas carregam os desejos para o ano. Fogos de artifício também fazem parte da festa.

Ano-Novo Chinês e gastronomia


Em casa, os chineses celebram a chegada do ano com muita comida boa!
O Ano-Novo marca a reunião das famílias, que se encontram para trocar presentes e apreciar um jantar especial - ele é considerado uma das principais refeições do ano.
Como tudo na tradição, as receitas da ceia são escolhidas para trazer sorte e prosperidade. Servir um peixe inteiro, por exemplo, traz abundância e prosperidade - essa última também está nos dumplings (ou jiaozi) em forma de meia-lua. Os rolinhos primavera trazem riqueza, enquanto os noodles, típico macarrão chinês, evocam a longevidade.
Ah! Um detalhe importante: as louças e a decoração da mesa devem ser vermelhas!

 

Os animais do horóscopo chinês


Para os chineses, o ano do nascimento é o que define a personalidade de cada pessoa. E eles relacionam os anos com 12 animais que, segundo o folclore, atenderam um chamado de Buda e compareceram à sua festa.
São esses 12 animais que compõem o horóscopo chinês. A posição foi definida de acordo com a ordem de chegada ao encontro com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra (ou serpente), cavalo, cabra (ou carneiro), macaco, galo, cachorro e porco (ou javali).

2022, o ano do Tigre


Segundo o horóscopo chinês, o ano do Tigre começa em fevereiro de 2022.
Esse animal representa força e coragem e, por isso, o ano deve ter muito dinamismo e é propício para novos projetos e grandes acontecimentos.

 

 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!