Os inimigos da boa digestão

Os inimigos da boa digestão

Quem nunca sentiu aquela queimação no estômago que atire a primeira pedra! Doenças do sistema digestório, relacionadas à digestão, são muito comuns. Para se ter uma ideia, cerca de 50% da população mundial se queixa de gastrite em diferentes graus. Embora seja uma das infecções pandêmicas mais comuns, ela requer atenção. O agravamento da gastrite resulta em disfunções da mucosa do estômago.

A gastrite causa reações inflamatórias na parede do estômago. Quando essa mucosa é danificada, o suco gástrico – que é ácido – causa erosões e danos no revestimento que protege esse órgão.

Embora seja facilmente tratada, a gastrite causa deficiência na absorção de alguns nutrientes, entre eles a vitamina B12, e pode evoluir para doenças mais graves, como úlcera e câncer gástrico.

O refluxo é outra condição bastante comum. Trata-se do retorno involuntário do conteúdo gástrico do estômago para o esôfago. Quando isso acontece repetidamente, os mecanismos de proteção são sobrecarregados e surgem sintomas como azia, pigarro, rouquidão ou ainda inflamação e erosão do revestimento do esôfago.

A boa notícia é que é possível não apenas prevenir mas também curar a gastrite e o refluxo evitando alimentos que são considerados “irritantes gástricos”. Confira abaixo.

Alimentos que favorecem a gastrite e o refluxo


Tanto a gastrite quanto o refluxo podem ser causados por uma alimentação inadequada. Mas, lembre-se, para prevenir essas doenças, não é necessário cortar completamente esses alimentos – mas, sim, consumi-los com moderação.

Se a gastrite e o refluxo já tiverem se manifestado, aí, sim, é necessário fazer uma dieta mais rígida. Procure sempre orientação médica!

Confira os principais irritantes gástricos:

- Bebidas alcoólicas

- Café e bebidas à base de cola

- Alimentos e frutas ácidas (como tomate, abacaxi, limão, laranja, acerola e kiwi. O teor de acidez elevado pode levar a lesões gástricas.)

- Frituras

- Alimentos gordurosos (como massa folhada, queijos amarelos e embutidos)

- Alimentos quentes (a exemplo de sopas, chás e caldos)

- Chás escuros (como chá-mate, chá-preto e chá vermelho, que contêm cafeína)

- Carnes gordurosas (aquelas com a gordura aparente, como a picanha)

- Carnes vermelhas (são mais difíceis de digerir, e por isso o estômago precisa do dobro de ácido para digeri-las)

- Leites e derivados integrais 

- Corantes e conservantes (muito presentes em sucos em pó e salgadinhos)

- Açúcares e doces (podem aumentar a fermentação e causar desconforto

- Condimentos como pimenta, ketchup, mostarda, shoyu e outros

 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!