Prevenir é sempre a melhor opção

Prevenir é sempre a melhor opção

As doenças no fígado costumam ter mais de uma causa, porém, na maioria das vezes, elas estão atreladas a hábitos alimentares e estilo de vida ruins. Por isso, é importante manter-se num peso saudável e fazer exercícios regularmente, a fim de controlar os níveis de glicemia, colesterol e triglicérides. 

Além disso, a ingestão desmedida de álcool tem interferência direta na saúde do fígado. As doenças causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas costumam aparecer entre os 30 e 50 anos de idade, sendo que alguns problemas mais graves podem surgir até uma década depois. 

Já no caso da doença hepática gordurosa não alcoólica, em casos mais severos de dislipidemia, os sintomas podem surgir ainda na adolescência, porém são predominantes mesmo após os 40 anos de idade.

Vale destacar, por fim, que as doenças hepáticas costumam aparecer num estado agudo antes de se tornarem crônicas. Ou seja, muitas vezes são passíveis de cura quando diagnosticadas no início. Entre as doenças mais comuns, estão: hepatites B e C, câncer, icterícia obstrutiva, obstrução portal, cirrose hepática e as já citadas doença hepática alcoólica e doença hepática gordurosa não alcoólica. 

Entenda melhor sobre cada uma delas e saiba como se proteger no ebook Clínica Einstein: Saúde do Fígado, por Clínica Einstein & Vanda Hering, coleção Tá na Mesa. 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!