Primeiros passos para criar hábitos saudáveis à mesa

Primeiros passos para criar hábitos saudáveis à mesa

Vale relembrar: a alimentação adequada exerce papel fundamental no desenvolvimento e saúde da criança. E os primeiros passos para criar hábitos saudáveis à mesa devem ser dados antes mesmo de a criança começar a engatinhar.


É na infância e adolescência que adquirimos hábitos que serão mantidos na vida adulta até o envelhecimento. As sementes para construção de uma base saudável são as primeiras e grandes lições recebidas pela criança no seio familiar.


Veja também:


- A chef Carol Fiorentino e a nutricionista Daniela Paoli dão dicas para as primeiras papinhas do bebê e um purê de inhame delicioso


https://www.youtube.com/watch?time_continue=13&v=eSUJGrPZ-Qo&feature=emb_title

Como já foi dito no capítulo anterior, os Primeiros 1.000 Dias de vida da criança, que abarcam da gestação até seus 2 anos de idade, são cruciais. Situações como o ganho excessivo de peso da mãe durante a gravidez, o desmame precoce e a introdução de alimentos não saudáveis na dieta podem desencadear a obesidade infantil.


Já uma nutrição adequada nessa fase traz benefícios importantes a curto e a longo prazo, surtindo efeitos no crescimento, no desenvolvimento e na qualidade de vida que a criança terá. E os benefícios se estenderão para sua vida adulta.


Atenção na gestação


Esse trabalho deve ter início já durante a gestação, com a adoção de uma dieta equilibrada pela mãe durante o período gestacional. Uma dieta saudável promoverá o desenvolvimento e crescimento do bebê e preparar o corpo materno para o aleitamento. Nessa fase, alguns nutrientes são de extrema importância, como as proteínas, o ácido fólico, vitamina D, cálcio, ferro e ômega 3.


Aleitamento materno


No primeiro ano de vida, amparado por alimentação adequada, o bebê triplico o peso que tinha ao nascer. O aleitamento exclusivo até os seis meses de vida favorece o desempenho intelectual e a nutrição correta reduz o risco de desenvolver obesidade e doenças cardiovasculares quando adulto.


Na fase do aleitamento materno, o bebê recebe um alimento completo. Isso porque o leite materno contém uma variedade de nutrientes e proteínas que são vitais para o desenvolvimento do cérebro do bebê. Como é a criança que controla a quantidade da mamada, ela adquire maior autocontrole do que ingere, desenvolvendo a sensação da saciedade.


Desenvolvimento saudável


As recomendações sobre os primeiros passos para criar hábitos saudáveis à mesa não surgiram ao acaso. Todas elas se baseiam em evidências científicas. Estudos mostram que, nas fases iniciais do desenvolvimento humano, fatores nutricionais e metabólicos têm efeito na programação da saúde na vida adulta.


Desde o início da gravidez e durante a primeira infância, a nutrição fornece os alicerces para as habilidades cognitivas e motoras e para o desenvolvimento socioemocional da criança. Juntamente com os estímulos recebidos, ela contribui no processo de formação do cérebro.


Conceito amplo


A missão de ajudar os filhos a construir bons hábitos alimentares não se resume a oferecer os alimentos mais adequados. Segundo o Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, do Ministério da Saúde, o ato de se alimentar tem muitos significados. Come-se não somente para saciar a fome, mas também por estar feliz, triste, ansioso ou solitário, entre outros tantos motivos. Alimentar é um ato cultural que envolve relações, hábitos e formas de preservar e transmitir tradições e conhecimentos. Faz parte da alimentação adequada e saudável o consumo de alimentos e preparações ligados à história da família, da comunidade ou etnia e da região em que se vive.


Sabemos que a criança não nasce com maus hábitos alimentares. Ela constrói a relação com a comida através da observação e repetição, de acordo com a forma que os alimentos são oferecidos a ela. São os pais ou cuidadores que organizam o seu cardápio. Como a família é o modelo para o desenvolvimento das preferências e hábitos alimentares, é importante que a criança observe que as outras pessoas da casa se alimentando corretamente.


Na lista de primeiros passos para criar hábitos saudáveis à mesa é importante proporcionar condições favoráveis ao bom aprendizado. Na hora da refeição, o ambiente deve ser calmo e tranquilo, sem televisão ligada ou outras distrações como brincadeiras, aparelhos eletrônicos e jogos.


Outra recomendação é evitar equívocos. Ao oferecer sobremesa, por exemplo, deixe claro que ela é mais uma preparação da refeição, e não uma recompensa por ter comido ou por ter feito ou realizado alguma coisa ou tarefa. Incluir frutas como sobremesa é uma excelente opção.


Por fim, nunca devemos forçar a criança a comer. E sim reforçar experiências positivas para que ela se motive a experimentar os alimentos.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!