Proteína que te quero: veja como adicioná-la na dieta vegana

Proteína que te quero: veja como adicioná-la na dieta vegana

Com a decisão de adotar o veganismo como estilo de alimentação – e de vida –, vem a necessidade de prestar atenção ao que se coloca no prato. Como carnes e leite são fontes ricas de nutrientes como proteína e cálcio, quem é vegano precisa tomar cuidado para não haver nenhuma deficiência na nutrição.

É possível encontrar a maioria dos nutrientes em alimentos de origem vegetal, mas o ideal é consultar um nutricionista para saber direitinho como montar a dieta e evitar problemas.

Descubra, abaixo, onde encontrar proteínas em alimentos que não têm nenhuma relação com os animais.

Proteínas de origem vegetal


As proteínas são a preocupação número um de quem elimina a carne da dieta. Mas a boa notícia é que é possível, sim, encontrar proteínas em alimentos que não têm origem animal.

É preciso, contudo, prestar atenção às quantidades: é fato que as carnes no geral têm concentração maior de proteína – são cerca de 26 g de proteína a cada 100 g de carne.

Soja


A soja é uma das fontes vegetais cujo teor proteico mais se aproxima do da carne – são 30 g de proteína em 100 g do grão – e por isso é tão popular nas receitas veganas.

Oleaginosas: nozes e amêndoas


Outras ótimas opções são as oleaginosas. Castanha de caju, pistache, nozes e amêndoas são alguns exemplos de alimentos que contêm bastante proteína – são cerca de 20 g do nutriente em cada porção de 100 g.

Cálcio e ferro também estão nos vegetais


Cálcio e ferro são minerais encontrados geralmente em carnes e leites de animais, mas também é possível encontrá-los em alimentos vegetais.
Para saber mais, acesse o ebook Cozinha Vegana, que tem mais dicas e receitas da chef  Vanda Hering

 


 

 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!