Quanto mais fresco o azeite, melhor

Quanto mais fresco o azeite, melhor

Você já se viu parado em frente à prateleira de azeites tentando descobrir qual a melhor opção para levar para casa? Isso é bem comum, afinal, é tanta variedade de preços, rótulos e garrafas que é normal ficarmos perdidos, sem saber qual é o melhor.

No geral, os azeites muito baratos tendem a não ser tão ricos em sabor e aroma, por isso a dica é: opte pelo melhor de acordo com o seu bolso. Ok, mas, mesmo assim, como saber qual é o mais indicado para minha mesa?

Bem, diferentemente do vinho, quando escolhemos o azeite, devemos buscar os mais jovens. E não tem essa de esperar envelhecer para apurar melhor os sabores, porque, conforme o tempo passa, o suco da azeitona oxida mais e perde sabor e aroma.

Tanto é que o cuidado com o frescor começa ainda no campo, pois o ideal é que a extração do azeite aconteça em até 24 horas após a colheita. Desse modo, evita-se a fermentação do fruto, garantindo um produto de melhor qualidade.

Já quando encontramos no rótulo a informação de que o azeite foi extraído a frio, significa que sua elaboração foi feita à temperatura inferior a 28°C (que é quando o azeite libera seus aromas mais delicados). Ou seja, quando o processo é realizado a uma temperatura abaixo desta, suas características organolépticas são preservadas, e o produto tende a ser mais saboroso.

Outro ponto que devemos observar é se o azeite é extravirgem, virgem ou lampante. Sempre que puder, opte pelo extravirgem, pois é fruto da primeira prensagem, o que o deixa mais nobre e aromático. Na sequência, vem o azeite virgem, que apresenta alguns defeitos sensoriais, porém ainda está próprio para o consumo. E o lampante, que é o de pior qualidade e não deve ser consumido sem antes passar por refinamento, etapa em que ele ainda pode ser misturado ao extravirgem ou ao virgem. 

Por fim, outro item a ser observado na hora da compra é a cor da garrafa. Embora muitas sejam lindas, devemos dar preferência àquelas de vidro escuro, que reduzem a incidência de luz sobre o líquido e, portanto, retardam a oxidação.

SAIBA MAIS Essas e outras histórias sobre o mundo dos azeites, incluindo dicas para aromatizar e receitas deliciosas, você encontra no ebook Azeite, por Sérgio Arno, da coleção Tá na Mesa.



Azeite na sobremesa, sim

Sabe quando bate aquela vontade de um docinho, mas você está com pressa e quer maneirar na dose de açúcar? Experimente misturar azeite com cacau em pó, mexa até homogeneizar e depois saboreie sobre frutas. 

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!