Quem é quem no fundo do mar (ou do rio)

Quem é quem no fundo do mar (ou do rio)

Não é só a água salgada ou doce que interfere no sabor de um peixe. Na verdade, a primeira coisa que um chef tem de saber antes de começar a cozinhar é se o peixe é do time dos achatados ou dos redondos.

Os achatados são aqueles que têm os dois olhos do mesmo lado da cabeça e a espinha dorsal no centro – o que posteriormente permite dividir sua carne em quatro filés, dois de cada lado. São exemplos o linguado e o olhete. Já os redondos apresentam um olho de cada lado e apenas dois filés, como é o caso do haddock, do bacalhau, do robalo, da garoupa, do pargo, do salmão, do atum e da truta. 

Mas não é só. Há ainda o time dos “sem espinha”, que são sustentados por cartilagem. Achou estranho? Pois saiba que a arraia e o cação são membros desse grupo. 

Outro ponto importante para ficarmos atentos é se o peixe é de água fria ou quente. Isso porque os primeiros são mais gordos e firmes, enquanto os últimos, que vivem em temperaturas mais amenas, apresentam menos gordura e textura mais macia. 

Ficou curioso para saber mais diferenças entre os peixes e como isso interfere no seu prato? Então confira o ebook Peixes & Outras delícias do mar, por Morena Leite, na coleção Tá na Mesa. 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!