Saúde do idoso: Saiba o que é disfagia e como driblá-la

Saúde do idoso: Saiba o que é disfagia e como driblá-la

A disfagia é uma doença comum em idosos e pode atingir de 70% a 90% das pessoas nessa faixa etária. Por definição, a disfagia é qualquer dificuldade que a pessoa tenha na deglutição, ou seja, no processo de conduzir o alimento da boca até o estômago.

Alguns sintomas que indicam disfagia são tosse ou engasgos durante as refeições, falta de ar enquanto está comendo, perda de peso não programada e pneumonias de repetição.

Por terem disfagia, muitos idosos perdem o interesse pela comida. Mas há meios de driblar essa doença e oferecer uma alimentação saudável e saborosa ao idoso. Confira as dicas:

Contra a disfagia, capriche nos temperos


Para que o idoso não perca o interesse pelas refeições, elas precisam ser saborosas e aromáticas. Não é indicado o uso excessivo de sal – por isso, use e abuse de ervas aromáticas! Alho, alecrim, cebola, alho-poró, pimenta, cravo-da-índia e canela, entre outros, são boas opções.

Pense na apresentação do prato


Primeiro, come-se com os olhos! Se o idoso precisar de uma dieta mais pastosa, procure modelar o alimento, dando-lhe uma forma como se fosse sólido.

Cores diferentes significam nutrientes variados


Um prato colorido é um prato saudável! Além de as cores darem um visual bem mais apetitoso às refeições, elas indicam que há nutrientes bem variados no prato. É a forma perfeita de unir beleza, sabor e saúde.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!