Sempre quis saber

Sempre quis saber

Queridinha de consumidores de todas as idades, a batata frita tem tantos fãs que existe até um museu em Bruxelas dedicado a ela. Mas também há uma parcela de pessoas que a coloca no papel de vilã, especialmente quando se trata das batatas pré-fritas congeladas. Por isso, tiramos a prova de alguns mitos & verdades a respeito. Confira!

A batata frita congelada não é feita com ingredientes naturais


MITO. Mesmo no caso das opções em formato moldado, como as linhas Smiles e Noisettes da McCcain, o produto é feito da própria batata. A diferença está apenas no fato de que ela é manipulada para ganhar novos formatos e diferentes cortes – com a vantagem de aproveitar todas as partes do tubérculo no processo de fabricação. Como ganho extra, a padronização permite que as batatas fiquem prontas ao mesmo tempo, sem risco de que umas queimem e outras fiquem cruas.

Quem busca uma dieta equilibrada não deve consumir batata frita


MITO. Basta ter moderação na frequência de consumo e no tamanho das porções de qualquer alimento ingerido para ter equilíbrio na dieta. Lembre-se: para manter a dieta em dia e incorporar a batata frita sem pesar na balança nem na consciência, prepare um prato balanceando os nutrientes, com a presença de legumes, verduras e proteínas.

Mesmo as batatas congeladas feitas ao forno são pré-fritas.


VERDADE. Todas as batatas fritas preparadas com congelamento prévio passam antes por um processo rápido de fritura para facilitar o preparo na casa dos consumidores. O processo rápido e com imersão completa em óleo chega a ser mais saudável do que muitas frituras caseiras, que levam mais tempo de imersão incompleta no óleo.

A dupla fritura é inclusive um método usado por grandes chefs para manter uma crocância superior.

As batatas congeladas possuem conservantes.


PARCIALMENTE VERDADE. A maioria das versões no mercado não possui conservantes. É o caso do produto da McCain Brasil, empresa líder mundial no segmento de batatas pré-fritas congeladas, como explica Priscila Macedo, Gerente de Qualidade da empresa: O processo de pré-fritura a 175°C com o posterior congelamento em baixíssimas temperaturas é o que conserva nossas batatas de 18 a 24 meses antes do consumo final. Nossos produtos são 100% batata e não levam nenhum conservante.

As batatas devem ser descongeladas antes de irem ao forno.


MITO. Batatas congeladas devem ir do freezer direto para o forno para evitar que percam a consistência. Nosso portfólio McCain Ao Forno é fabricado seguindo um processo especial que garante crocância e sabor ao produto mesmo em um modo de preparo sem fritura, adicionando também praticidade para o consumo em casa, diz Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.

Batatas congeladas perdem o sabor natural


MITO. É possível manter o alimento naturalmente gostoso mesmo após o seu congelamento quando sua qualidade é observada desde o plantio, com a atuação de especialistas que cuidem do solo, até o armazenamento do produto, aliando tecnologias que favoreçam o processo.

Batatas congeladas têm prazo de validade.


VERDADE. Em média, produtos congelados duram de 18 a 24 meses no freezer, mantidos em temperatura de -18º C. É importante verificar sempre o prazo de validade antes de consumir, além de manter o armazenamento correto para garantir um produto de qualidade de acordo com os padrões de cada fabricante.



 

*Conteúdo patrocinado
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!