Sobrou risoto? Que tal uns arancini?

Sobrou risoto? Que tal uns arancini?

Risoto é aquela receita que nos aquece nos dias frios, que vale como acompanhamento ou prato principal e que vai muito bem acompanhada de uma boa taça de vinho. Mas, há um detalhe: deve ser consumido assim que ficar pronto. Isso porque a grande quantidade de gordura e amido presentes nesse preparo faz com que ele se aglutine depois de frio. Mas isso não quer dizer que você deva jogar as sobras fora, muito pelo contrário! Afinal, os italianos já criaram uma saborosa solução para esse “problema”: os arancini.

Quer aprender todos os segredos para acertar no preparo do risoto? Confira o nosso ebook Risotos, por Paula Rizkallah, coleção Tá na Mesa

As bolas (ou cones) empanadas e fritas são típicas da região da Sicília. Antes de seguir, precisamos fazer uma pausa, pois, como toda receita tradicional, esta também está envolvida numa polêmica gastronômica. Neste caso, até mesmo o modo como chamamos os arancini é debatido. 

Envolvidas na disputa estão as duas maiores cidades sicilianas. Sendo assim, de um lado do ringue temos Palermo, a capital da Sicília. Por lá, a arancina tem formato redondo e nome feminino. Do outro lado está Catânia, que quis homenagear uma das principais atrações de sua região, o Monte Etna, dando o formato de cone ao salgado. Ademais, por lá o quitute foi batizado no masculino, arancino. 

Mas a briga vai muito além disso, com direito a debates sobre a raiz histórica dos arancini – que têm influência árabe e até envolvimento da Accademia della Crusca, instituição responsável por zelar pela gramática italiana. 

Enquanto as redes sociais dos italianos fervilham com a discussão, nós aqui deixamos o calor para aquecer o óleo e preparar os nossos arancini. Confira aqui duas variações dessa receita:



Bolinho de Risoto (Arancini)






Arancini



Por fim, se você ainda está em dúvida, aqui vão alguns motivos para fazer (e provar) arancini: a textura é fenomenal, cremosa, bem molhada por dentro e crocante e sequinha por fora; o quitute é a evolução do nosso bolinho de arroz, e não só por seu generoso tamanho, mas também por ser recheado (normalmente com queijo e presunto); além disso, ele vale por uma refeição completa, além de ser uma forma de não desperdiçar as sobras do risoto.

*com informações da BBC Travel: A briga de gênero por trás da tradicional ‘coxinha’ da Sicília: https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-48141808 

 

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!