Suco detox: dicas para colher os benefícios prometidos pela bebida

Suco detox: dicas para colher os benefícios prometidos pela bebida

Normalmente, nosso organismo possui mecanismos para expulsar substâncias que podem fazer mal à nossa saúde. Em geral, esse papel de “filtro natural” é desempenhado por nosso fígado, que tem entre suas funções a de excretar substâncias tóxicas. Uma alimentação saudável contribui para que esse processo aconteça com eficiência, principalmente se essa rotina alimentar balanceada contar com um reforço: os chamados sucos detox, bebidas que combinam uma série de nutrientes que favorecem a limpeza do fígado e potencializam a eliminação de toxinas pela urina, fezes e bile. Mas para obter o melhor que esses sucos podem oferecer é importante observar alguns cuidados. Confira:


1 - Por mais poderosa que seja a combinação de nutrientes do suco, ele não deve substituir nenhuma das refeições principais do dia, como almoço ou jantar. Use-o como complemento ou nos lanches entre essas refeições. Aliado a uma alimentação equilibrada, ele pode contribuir para manter as taxas de colesterol sob controle, melhorar o trânsito intestinal, fortalecer o sistema imunológico e combater a retenção de líquidos. Mas lembre-se que, embora os sucos ajudem, para uma vida saudável, a dobradinha alimentação completa e balanceada e atividade física regular é imbatível.


2 – Capriche nas combinações de ingredientes para contar com um rico aporte de nutrientes. Em geral, os sucos detox combinam os seguintes ingredientes: uma folha, uma fruta, um líquido, uma erva, um legume e um elemento termogênico. As frutas são ricas fontes de vitaminas e minerais. As folhas, especialmente as verde-escuras (couve, agrião, espinafre, chicória e outras), entram com a clorofila, elemento que facilita a “limpeza” do organismo. Como são boas fornecedoras de ferro, essas verduras vão bem se combinadas com frutas cítricas (laranja, maracujá, limão) ou fontes de betacaroteno (cenoura, manga), que favorecem a absorção desse nutriente. Entre os legumes, a beterraba dá uma força para o bom funcionamento da vesícula biliar e do fígado, além de melhorar a circulação sanguínea, e o pepino é um diurético natural. Já os termogênicos (gengibre, pimenta, canela) aceleram o metabolismo. Confira na tabela abaixo um resumo dos principais ingredientes que podem entrar na receita do suco detox:



Suco detox e açúcar não combinam!


Não adicione açúcar! Se fizer isso, a mistura pode ficar muito calórica. Afinal, ela já conterá o açúcar natural das frutas e dos vegetais (a frutose e a sacarose). Quando você come esses alimentos in natura, as fibras fazem com que esses nutrientes sejam absorvidos lentamente. Já na forma de suco, essa absorção acontece mais rapidamente. Sem contar que, em geral, usamos uma quantidade maior de fruta para fazer suco.

 

Prefira tomar o suco detox de manhã


Você pode tomar o suco detox em qualquer hora do dia, mas, se consumir pela manhã, pode tirar melhor proveito. Isso porque, segundo especialistas, se ingeridos em jejum, esses nutrientes serão mais bem absorvidos. Outro momento em que esses sucos caem muito bem é antes de iniciar uma atividade física moderada ou intensa. Nesse caso, eles funcionam como fonte de carboidrato de rápida absorção. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!