Tem churrasco para vegano, sim!

Tem churrasco para vegano, sim!

Um bom churrasco é paixão nacional! E, claro, os veganos também têm vez. É só soltar a criatividade para criar um churrasco vegano incrível.

Aqui, vamos esquecer aquela clássica ideia de que as carnes são as estrelas do churrasco. Elas ficam de fora, e a grelha é tomada por legumes, tofu e até frutas (você certamente já viu por aí o famoso churrasco de melancia da chef Bela Gil).

Espetinhos de legumes


Legumes na grelha são deliciosos: vão bem berinjela, abobrinha, cenoura, pimentão… mas que tal juntá-los em espetinhos? Eles podem ser a grande estrela do churrasco vegano!

Clássicos nos churrascos, os espetinhos têm charme e combinam os sabores. Vá intercalando os legumes – e vale adicionar cebola, tomate, tofu, linguiça vegetal e mais.

O segredo é temperar bem os ingredientes. Use sal, pimenta, azeite, cominho, alecrim, páprica… Criar combinações interessantes é essencial para potencializar os sabores.

Direto na brasa


Essa dica vai fazer o maior sucesso até entre aqueles que não são veganos. Legumes assados na brasa são muito saborosos e podem ganhar o holofote do churrasco vegano.

Uma ideia simples e incrível é assar uma cebola inteira, envolta em papel-alumínio, direto na brasa. Depois de assada, separe as camadas e tempere com azeite e sal – é um aperitivo de sucesso!

Tomates assados na brasa e recheados também são ótima opção. Basta retirar um pouco do interior da fruta e levar para assar. Quando estiver na metade do cozimento, adicione o recheio: pode ser cuscuz marroquino, arroz ou farelo de pão. Volte à brasa e, depois de pronto, regue com azeite e salpique ervas.

A couve-flor também é ótima opção para assar na brasa. Tempere-a como preferir - cúrcuma, sal, azeite e pimenta combinam bem! Ela vai assando lentamente, e o resultado é uma couve-flor dourada e crocante por fora e tenra por dentro.

Acompanhamentos para o churrasco vegano


Todo churrasco que se preze tem bons acompanhamentos: maionese, farofa, arroz…

A maionese tem papel fundamental no churrasco vegano, porque ela pode dar origem a acompanhamentos incríveis – e, sozinha, pode fazer as vezes de tempero. A maionese de castanha de caju é ótima opção para essas ocasiões.

Ainda nos acompanhamentos, a carne de jaca é bem-vinda! Ela pode dar origem a um delicioso salpicão. É só combiná-la à maionese vegana, cenoura ralada, milho, cebola e tomate. Na falta de jaca, é possível fazer a receita com tofu defumado.

O clássico pão de alho também entra nesta etapa. Basta comprar pão – certifique-se de que ele é vegano – e fazer um creme de alho para temperá-lo. Para isso, é possível usar leite vegetal (pode ser de amêndoa, arroz, soja…), óleo vegetal, suco de limão ou vinagre de maçã (para garantir acidez), e, claro, o alho. Basta cortar o pão em fatias e cobri-las com o creme. Depois, direto para a churrasqueira!

E não paramos por aí! O Tá na Mesa também tem dicas incríveis para você montar saladas veganas deliciosas e arrasar nas sobremesas! Confira tudo no ebook Cozinha Vegana
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!