Utensílios que facilitam a vida na hora de preparar ceviche

Utensílios que facilitam a vida na hora de preparar ceviche


Como você já viu no primeiro post dessa Mesa, ceviche é uma receita simples de fazer e um prato de grande efeito no sabor que entrega de bandeja até aos paladares mais exigentes. Mas mesmo diante dessa simplicidade de preparo, a escolha de alguns utensílios-chave ajuda a obter um resultado melhor e com mais facilidade. Confira esta breve lista:


Faca bem afiada


Observando as receitas da Mesa, você deve ter percebido que, em geral, elas pedem fatias finas de peixe ou frutos do mar. Para fazer esse trabalho com facilidade e precisão, uma faca bem afiada é essencial. Uma lâmina “cega” pode resultar numa apresentação que deixa a desejar. Para aqueles que querem se esmerar nesse quesito, o chef americano-cubano Douglas Rodriguez, no livro The great ceviches book (Ten Speed Press, sem tradução no Brasil), indica uma faca de chef de dez polegadas, de preferência um modelo em que lâmina e alça tenham peso equilibrado, para não cansar a mão.


Mandolina japonesa


Esse fatiador de legumes é uma mão na roda para cortar os vegetais em fatias bem finas ou em tirinhas (juliana). Com ele, você poderá cortar esses ingredientes de maneira mais uniforme, o que contribui para a beleza do preparo.


Tigela para misturar os ingredientes do ceviche


Para que o ceviche não incorpore traços de sabor do recipiente em que estiver marinando, o ideal é que ele seja feito de vidro ou aço inoxidável, materiais não reativos à acidez do suco.


 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!