Veja dicas para fazer as crianças gostarem de alimentos saudáveis

Veja dicas para fazer as crianças gostarem de alimentos saudáveis

Quando falamos de alimentação para crianças, logo surge a dúvida: como fazer com que meu filho “coma de tudo”? Fazer com que os pequenos consumam comidas saudáveis (e gostem delas!) é uma das maiores preocupações dos pais. As férias estão aí e, com as crianças passando mais tempo em casa, elas são uma ótima oportunidade para introduzir alimentos mais saudáveis no dia a dia. 

Os ebooks Culinária para Crianças e Alimentação Infantil, feito em parceria com a Clínica Einstein, trazem dicas preciosas. Confira algumas delas abaixo:

Não precisa “raspar o prato”


A preocupação com a alimentação das crianças é tão grande que por vezes os pais querem incentivar os filhos a comer tudo que tem no prato. Só que “raspar o prato” não é tão bom assim!

Quando a criança está satisfeita, é aconselhável que os pais aceitem isso. O incentivo a comer mais pode acabar gerando um consumo excessivo de calorias – e esse problema é um dos grandes vilões por trás da obesidade infantil.

As refeições como ritual


É importante reunir a família em volta da mesa, pelo menos uma vez por dia. O hábito de apreciar a comida ao lado dos pais é essencial para que as crianças peguem gosto pelas refeições.

Na hora do almoço ou do jantar, é importante também que não haja distrações – nada de tablet ou celular na mesa!

A alimentação para crianças começa antes da cozinha!


O hábito de comer bem começa muito antes da cozinha: escolher alimentos, em especial frutas e verduras, também faz parte de uma alimentação saudável.

Por isso é importante que as crianças “ajudem” nas compras, seja no supermercado, na quitanda ou na feira. Dessa forma, os pequenos vão se habituando às formas e cores dos alimentos – e aprendem, por exemplo, que o suco vem das frutas, e não que aparece magicamente numa caixinha industrializada.

 

Faça receitas ao lado das crianças


Depois das compras, leve também as crianças para dentro da cozinha! Preparar receitas ao lado dos pais é uma atividade lúdica e muito divertida – além de ótima opção para as férias!

Deixe que a criança quebre um ovo, mexa a massa do bolo, pegue as louças no armário para arrumar a mesa. Além de valorizar os alimentos, ela também vai aprendendo a higienizar as mãos e a comida.

Gostou das nossas dicas? Com elas, os pequenos vão redescobrir a cozinha e os alimentos! Se quiser saber mais ainda sobre alimentação para crianças, confira mais conteúdos do tema Férias com as Crianças.