Xô, Covid! Veja alimentos que aumentam a imunidade

Xô, Covid! Veja alimentos que aumentam a imunidade

Convivemos há mais de um ano com a pandemia da Covid-19 e já sabemos: para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, é preciso usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social. Mas há alimentos que aumentam a imunidade e podem ser fortes aliados nessa batalha.

É necessário adotar uma dieta saudável, mais natural e variada, cuja base deve ser os alimentos in natura e minimamente processados, como legumes, verduras, frutas, arroz, aveia, leguminosas (feijão, por exemplo), peixes, carnes, ovos, leite e oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas). 

Confira abaixo cinco nutrientes importantes para aumentar a imunidade e em quais alimentos encontrá-los. Para saber ainda mais, leia o ebook Alimentação & Imunidade, feito em parceria com a Clínica Einstein.

Cinco nutrientes e alimentos que aumentam a imunidade


Vitamina A
Regenera a mucosa e aumenta a imunidade celular. Pode ser encontrada em fígado, gema de ovo, óleo de peixes, leite, frutas e vegetais amarelos e alaranjados (manga, mamão, abóbora…) e folhas verde-escuras (acelga, espinafre, couve...).

 Vitamina A
Atua na imunidade e como antioxidante. Está presente em frutas, principalmente as cítricas, como limão, laranja, abacaxi, goiaba, morango, manga e pêssego, e em hortaliças cruas, a exemplo da couve-manteiga e do pimentão.

Zinco
Importante para o sistema imunológico, crescimento, desenvolvimento e capacidade gustativa. Pode ser encontrado em cereais integrais, feijões e frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), carnes em geral e frutos do mar.

Ômega 3
Melhora a imunidade, tem efeito anti-inflamatório e colabora para manter níveis saudáveis de triglicerídeos. O ômega 3 é famoso por estar presente em peixes, como salmão, sardinha, bacalhau, cação. Mas ele também é encontrado em algas marinhas, chia, linhaça, nozes, castanhas, azeite de oliva, leguminosas e vegetais de folhas verdes.

Ferro
A falta de ferro altera o paladar (que, aliás, também é um sintoma da Covid-19), prejudica as defesas antioxidantes e causa cansaço e irritabilidade. Ele pode ser encontrado em carnes, grãos (feijão, lentilha, ervilha) e vegetais verde-escuros (couve-manteiga, brócolis).
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!